Português, perguntado por LauraBuvier3565, 1 ano atrás

A cartomante fê-lo sentar diante da mesa, e sentou-se do lado oposto, com as costas para a janela, de maneira que a pouca luz de fora batia em cheio no rosto de Camilo. Abriu uma gaveta e tirou um baralho de cartas compridas e enxovalhadas. Enquanto as baralhava, rapidamente, olhava para ele, não de rosto, mas por baixo dos olhos. Era uma mulher de quarenta anos, italiana, morena e magra, com grandes olhos sonsos e agudos. Voltou três cartas sobre a mesa, e disse-lhe: — Vejamos primeiro o que é que o traz aqui. O senhor tem um grande susto... Camilo, maravilhado, fez um gesto afirmativo. — E quer saber, continuou ela, se lhe acontecerá alguma coisa ou não... — A mim e a ela, explicou vivamente ele. A cartomante não sorriu; disse-lhe só que esperasse. Rápido pegou outra vez das cartas e baralhou-as, com os longos dedos finos, de unhas descuradas; baralhou-as bem, transpôs os maços, uma, duas, três vezes; depois começou a estendê- -las. Camilo tinha os olhos nela, curioso e ansioso. — As cartas dizem-me... Camilo inclinou-se para beber uma a uma as palavras. Então ela declarou-lhe que não tivesse medo de nada. Nada aconteceria nem a um nem a outro; ele, o terceiro, ignorava tudo. Não obstante, era indispensável muita cautela; ferviam invejas e despeitos. Falou-lhe do amor que os ligava, da beleza de Rita... Camilo estava deslumbrado. A cartomante acabou, recolheu as cartas e fechou-as na gaveta. — A senhora restituiu-me a paz ao espírito, disse ele estendendo a mão por cima da mesa e apertando a da cartomante. Esta levantou-se, rindo. — Vá, disse ela; vá, ragazzo innamorato...
(ASSIS, Machado de. A cartomante. In:_______. Contos.
São Paulo: Ática, 1998. p. 96. (Série Bom livro).)

1. Para compreender a entonação de um texto, é preciso observar em que contexto ocorre a narrativa.
a) Em que cenário aparece o diálogo entre Camilo e a cartomante?
b) Como o narrador apresenta as personagens?
2. Observando a fala da cartomante, percebemos que as afirmações ficam suspensas, o que está marcado pelas reticências. O que essas marcas sugerem ao leitor?
3. Cartomante é uma pessoa que se propõe adivinhar o futuro. Observe as falas da cartomante no conto.
"— Vejamos primeiro o que é que o traz aqui. O senhor tem um grande susto..."
“— E quer saber, continuou ela, se lhe acontecerá alguma coisa ou não...”
“— As cartas dizem-me...”
"— Vá, disse ela; vá, ragazzo innamorato..."
• Explique:
a) a atitude da cartomante diante de Camilo;
b) o julgamento de valor que o narrador faz dela.
4 . Que julgamento de valor o narrador faz de Camilo? Como você descobriu?
5. No final, a cartomante levantou-se rindo e falou uma expressão em italiano. Que entonação expressiva se depreende dessas atitudes?

Soluções para a tarefa

Respondido por Usuário anônimo
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1. a) O cenário do diálogo entre Camilo e a cartomante é a sala de consulta da mulher, que se senta de costas para a janela, encobrindo-se na contraluz.

b) A mulher é descrita fisicamente, quase uma extensão de seu consultório, tem características de pessoa ardilosa, "olhos sonsos e agudos." Já Camilo está iluminado pela luz, e menos que suas características físicas, tem suas reações emocionais descritas.

2. As reticências da cartomante sugerem suas declarações vagas, pouco específicas, evasivas, cautelosas.
 
3. a) No começo a cartomante é aparentemente mais respeitosa, mas tem o tempo todo uma atitude um pouco debochada com relação ao rapaz.
b)Com essa narração, pode-se concluir que o narrador não a credita como de fato uma vidente, mas apenas uma boa observadora, uma "raposa velha", que vem sondando o rapaz desde o começo.

4. O narrador considera Camilo claramente um ingênuo, que observa ansioso e "maravilhado" as ações da cartomante.

5. Como dito anteriormente, ao dizer a expressão em italiano, temos uma mulher mais velha, esperta e debochada, muito certa de suas raízes, expansiva. 


Respondido por hevennyroro
21

Resposta:

. a) O cenário do diálogo entre Camilo e a cartomante é a sala de consulta da mulher, que se senta de costas para a janela, encobrindo-se na contraluz.

b) A mulher é descrita fisicamente, quase uma extensão de seu consultório, tem características de pessoa ardilosa, "olhos sonsos e agudos." Já Camilo está iluminado pela luz, e menos que suas características físicas, tem suas reações emocionais descritas.

2. As reticências da cartomante sugerem suas declarações vagas, pouco específicas, evasivas, cautelosas.

3. a) No começo a cartomante é aparentemente mais respeitosa, mas tem o tempo todo uma atitude um pouco debochada com relação ao rapaz.

b)Com essa narração, pode-se concluir que o narrador não a credita como de fato uma vidente, mas apenas uma boa observadora, uma "raposa velha", que vem sondando o rapaz desde o começo.

4. O narrador considera Camilo claramente um ingênuo, que observa ansioso e "maravilhado" as ações da cartomante.

5. Como dito anteriormente, ao dizer a expressão em italiano, temos uma mulher mais velha, esperta e debochada, muito certa de suas raízes, expansiva.

Explicação:

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