A cartografia é a ciência que se preocupa em estudar, analisar e produzir mapas e outras representações do espaço geográfico. Para essa técnica de produção de mapas é de extrema importância que exista clareza das informações para que estas possam ser interpretadas de forma correta. Sendo assim, comente a importância da cartografia para a nossa vida, não esqueça de usar mapas, e imagens para exemplificar sua resposta.
por favor me ajudem!!!!
Soluções para a tarefa
Resposta:
A cartografia pode ser definida como a ciência e a arte dedicadas à confecção e ao estudo de mapas e outros produtos cartográficos, como plantas, croquis e cartas. Os primeiros mapas produzidos pela humanidade possuem milhares de anos, tendo suas técnicas de produção se aperfeiçoado com o tempo. No período atual, as imagens de satélites, os softwares e equipamentos de geoprocessamento e os instrumentos como o GPS são importantes aliados da cartografia.
A compreensão dessa ciência perpassa pelo entendimento dos seus principais conceitos, sendo eles:
a própria definição de mapas
coordenadas geográficas
projeções
escalas
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Leia também: Qual a diferença entre limite e fronteira?
O que é cartografia?
A cartografia é a ciência que se dedica à representação do espaço geográfico por meio do estudo, análise e confecção de cartas ou mapas. Os seus produtos, entretanto, não se limitam aos mapas: plantas, croquis e o globo terrestre são outros resultados diretos da aplicação dos conhecimentos cartográficos.
Essa ciência utiliza-se de uma série de técnicas para que seja possível a reprodução do espaço, de parcelas do espaço ou, ainda, de alguns de seus aspectos em uma escala reduzida e da forma mais acurada possível. A cartografia é associada ainda à arte, emprestando dela algumas técnicas.
A definição de cartografia que se tem hoje foi estabelecida, no ano de 1996, pela Associação Cartográfica Internacional (AIC), sendo a mais aceita e amplamente utilizada.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Para que serve a cartografia?
Muitas utilidades podem ser atribuídas à cartografia e aos seus produtos.
A primeira delas é a localização de um determinado referencial na superfície terrestre, desde áreas das mais extensas, como continentes e países, até pontos específicos de um determinado lugar, como um bairro ou uma residência. Associado a isso, a cartografia serve ainda para a orientação no espaço e para auxiliar nos deslocamentos, o que é feito com a utilização de mapas e bússolas ou GPS.
Entre as funções da cartografia, está o auxílio na orientação espacial.
Entre as funções da cartografia, está o auxílio na orientação espacial.
Por meio das técnicas cartográficas, cria-se uma série de produtos que nos auxiliam no estudo e compreensão de várias características do espaço físico, como:
relevo
hidrografia
climas
distribuição dos tipos de solo
localização e limites dos biomas etc.
A cartografia permite também a espacialização de informações geográficas úteis para tomadas de decisões na esfera polícia, gestão e planejamento e para o desenvolvimento de estratégias de caráter político, social ou econômico. Para tal, são utilizados os mapas:
políticos
populacionais
de redes de transporte
econômicos
de uso da terra, e de uma variedade de outros temas
Veja também: Afinal, a Terra é mesmo redonda?
História da cartografia
A necessidade de conhecer, em detalhes, o espaço onde se habita, seja para a exploração e ocupação da superfície, seja para a proteção, unida da curiosidade inerente ao ser humano, fez com que tenhamos registros de mapas muito antigos, datando de milênios antes da era atual.
O mapa de Ga-Sur é um dos mais antigos a serem catalogados (entre 4500 a.C. e 2500 a.C.), produzido pelos babilônios e encontrado onde ficava o território da Mesopotâmia.
Outras representações tão antigas quanto foram encontradas em ilhas do Pacífico e na Ásia. No entanto, pode-se afirmar que esses não são os únicos e que mapas ainda mais antigos existam em outras regiões do planeta.
Os conhecimentos desenvolvidos na Grécia Antiga possuem papel fundamental na estruturação da ciência cartográfica, com nomes como Anaximandro de Mileto (611-547 a.C.) e Eratóstenes de Cirene (276-196 a.C.). Atribui-se a maior contribuição a
Explicação: