História, perguntado por luanaolimpio8249, 8 meses atrás

A Carta do Atlântico, assinada em 1941 pelo presidente dos Estados Unidos Franklin D. Roosevelt e o Primeiro Ministro britânico Winston Churchill, declarava no seu artigo Quinto: "Desejam promover, no campo da economia, a mais ampla colaboração entre todas as nações, com o fim de conseguir, para todos, melhores condições de trabalho, prosperidade econômica e segurança social". E no seu artigo Sexto: "Depois da destruição completa da tirania nazista, esperam que se estabeleça uma paz que proporcione a todas as nações os meios de viver em segurança dentro de suas próprias fronteiras, e aos homens em todas as terras a garantia de existências livres de temor e de privações. (Carta do Atlântico – 1941, em Documentos Internacionais da Sociedade das Nações (1919 a 1945), Biblioteca Digital dos Direitos Humanos, USP. Com base nos artigos citados dessa carta e nos conhecimentos sobre a Segunda Guerra Mundial, escreva um texto comentando três aspectos envolvidos na participação das colônias africanas na guerra, mencionando três consequências dessa participação para os movimentos de independência dessas colônias.

#UFPR
#VESTIBULAR

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
2

As colônias africanas participavam da guerra ou por meio de batalhões de voluntários (sendo a África do Sul e a República Central Africana exemplos de países que tinham os seus), por meio do envio de matérias-primas e por meio da produção de equipamentos de guerra, tendo sido usadas para combater a Alemanha.

Foram consequências desta participação que colaboraram com a independência o treinamento militar de parte dos seus habitantes (os voluntários), a melhoria produtiva das suas infraestruturas e a queda da "justificativa moral" da colonização: se os colonos eram "bons o bastante" para guerrear lado a lado com os colonizadores, não podiam ser vistos como "inferiores" depois do conflito, de modo que a sua independência deveria ser reconhecida.

Perguntas interessantes