História, perguntado por joaoeduca6675, 1 ano atrás

a carta de pero vaz de caminho sobre oque ela fala , quando foi escrita e oque ela fala sobre os indios do Brasil

Soluções para a tarefa

Respondido por alyhh
5
Já peço desculpas pelo tamanho do texto, mas tentarei ser breve. 

Pero Vaz de Caminha foi um escriba que acompanhou a expedição de Pedro Álvares Cabral. Caminha era responsável por descrever o dia-a-dia dos navegantes e todos os acontecimentos para o rei de Portugal, a fim de mantê-lo informado. 
A carta foi escrita no ano de 1500, quando os navegantes aportaram no território brasileiro. Ela contém informações sobre o clima, sobre o mar, sobre a vegetação e claro, sobre os índios. É considerada a "certidão de nascimento do Brasil". Entenda: o rei precisava saber se o Brasil possuía algum potencial para a exploração. Dessa forma, foi extremamente necessário que Caminha relatasse tudo o que conheceu e viu por aqui. 
Sobre os índios, Caminha narra como foi o encontro amigável e pacífico entre os dois povos. Não houve atritos, apenas curiosidade. Descreveu os indígenas como inocentes. Tão inocentes quanto crianças. Eles não possuíam maldade, então não havia problema por andarem todos nus, sem cobrirem nada. Ele contou também que, quando os portugueses realizaram uma missa em solo brasileiro, os índios mostraram-se genuinamente interessados. Quando viram um pedaço de ouro apontaram para a terra, numa indicação de que haveria muito daquilo por ali. 

O que precisa ficar claro é que Caminha analisou os índios com o seu olhar europeu. Ele amenizou o choque cultural que decorreu com o encontro, mostrando índios pacíficos (que na verdade seriam facilmente dominados), assim como índios que se interessaram pela religião dos portugueses (como se esses índios estivessem dispostos a receberem a fé católica). 
Basicamente, a mensagem enviada foi: "Rei, a terra parece ser fértil e possui bons frutos. O povo que aqui habita pode ser facilmente conquistado. Vamos colonizar." 
Em momento algum houve uma tentativa de entender o ponto de vista dos índios, que estavam curiosos sobre tudo, inclusive sobre a missa, e não demonstrando uma fácil conversão para outra religião (que eles nem conheciam). Esses povos já possuíam seu próprio sistema político e religião. É necessário ter esse olhar crítico sobre a Carta. 

Obs: esses navegantes da frota de Cabral permaneceram só por algum tempo no litoral brasileiro (acho que quase um mês, não me lembro bem), e não montaram acampamento fixo nem algo do tipo. A missão era apenas de reconhecimento, devido às suspeitas de que haveria terra mais para o Oeste, e para verificar o potencial da região. 

Espero ter ajudado. 
Respondido por carla123pinheiro
0

Resposta:

atayswyswesyseueueueueuhe

Perguntas interessantes