A carroça dos cachorros
Quando de manhã cedo, saio da minha casa, triste e saudoso da minha mocidade que se foi fecunda, na rua eu vejo o espetáculo mais engraçado desta vida. Amo os animais e todos eles me enchem do prazer natureza. Sozinho, mais ou menos esbodegado, eu, pela manhã desço a rua e vejo. O espetáculo mais curioso é o da carroça dos cachorros. Ela me lembra a antiga caleça dos ministros de Estado, tempo do império, quando eram seguidas por duas praças de cavalaria de polícia. Era no tempo da minha meninice e eu me lembro disso com as maiores saudades.
— Lá vem a carrocinha! – dizem.
E todos os homens, mulheres e crianças se agitam e tratam de avisar os outros.
Diz Dona Marocas a Dona Eugênia:
— Vizinha! Lá vem a carrocinha! Prenda o Jupi!
E toda a “avenida” se agita e os cachorrinhos vão presos e escondidos. Esse espetáculo tão curioso e especial mostra bem de que forma profunda nós homens nos ligamos aos animais. [...]
BARRETO, Lima. A carroça dos cachorros. Disponível em: .
Acesso em: 13 nov. 2019.
A transformação correta do trecho sublinhado no texto para o discurso indireto no pretérito está na alternativa:
A
Dona Marocas disse à vizinha que lá vinha a carrocinha e pediu que ela prendesse o Jupi.
B
Dona Marocas disse à vizinha que está vindo a carrocinha e que ela prende o Jupi!
C
Dona Marocas diz à vizinha: Lá vem a carrocinha para prender o Jupi.
D
Dona Marocas disse à vizinha que virá a carrocinha e que Dona Eugênia deve prender o Jupi.
E
Dona Marocas dizia à vizinha que aqui viria a carrocinha e que Dona Marocas deverá prender o Jupi.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Alternativa A
Explicação:
Os verbos "vinha" do verbo "vir" e "prendesse" do verbo "prender" estão no pretérito, um do indicativo outro do subjuntivo.
A transformação correta do trecho sublinhado no texto para o discurso indireto no pretérito está na alternativa A) Dona Marocas disse à vizinha que lá vinha a carrocinha e pediu que ela prendesse o Jupi.
No trecho sublinhado do texto em questão, é possível perceber um diálogo entre Dona Marrocas e Dona Eugênia, onde a primeira diz à segunda para prender o Jupi, pois vinha vindo a carrocinha. Ou seja, ela queria que a outra mulher prendesse o cachorro para que o mesmo não fosse pego e levado embora.
A alternativa que transforma esse trecho para um discurso indireto no pretérito é a letra A, onde os verbos "vinha" e "pediu" se encontram neste tempo verbal, sendo o primeiro no pretérito imperfeito e o segundo no pretérito perfeito.
Veja questão relacionada em:
https://brainly.com.br/tarefa/28934083