A carne de sol, o charque e a carne seca são alimentos muito apreciados no Brasil. Esses tipos de carne surgiram em tempos antigos quando ainda não havia maneiras de refrigeração e se fazia necessário o desenvolvimento de técnicas de conservação dos alimentos. Nos três casos, a maneira pela qual a carne é conservada se baseia em um único princípio: a deposição de sal (cloreto de sódio) e a espera por um tempo até que o produto fique pronto para o consumo. Após a “cura”, o alimento pode ser consumido puro ou utilizado para se preparar os mais diversos pratos. A conservação desse alimento é explicada principalmente por mecanismos de transporte de membrana que permitem a A. entrada de sal nas células da carne por difusão. B. perda de água das células da carne por osmose. C. alteração do pH do meio intracelular pela solução salina. D. paralisação da bomba de sódio e potássio da membrana celular. E. saída de sais minerais das células da carne por transporte ativo.
Soluções para a tarefa
Resposta:
B. perda de água das células da carne por osmose
A alternativa correta é: B) perda de água das células da carne por osmose.
Não é possível que ocorra uma entrada de sal nas moléculas da carne, devido ao fato de a membrana plasmática ser semipermeável.
A alternativa A encontra-se incorreta, pois não é possível ocorrer uma entrada de sal nas células da carne.
A alternativa C encontra-se incorreta, pois a adição de sal na carne não possui uma ligação direta na alteração do pH.
A alternativa D encontra-se incorreta, pois a adição de sal na carne não está diretamente ligada paralisação da bomba de sódio e potássio da membrana celular.
A alternativa E encontra-se incorreta, pois a adição de sal na carne não é o motivo pelo qual ocorre a saída de sais minerais das células da carne.
Espero ter ajudado!