ENEM, perguntado por alanisvale8347, 1 ano atrás

A cárie dental resulta da atividade de bactérias que de-gradam os açúcares e os transformam em ácidos quecorroem a porção mineralizada dos dentes. O fl úor,juntamente com o cálcio e um açúcar chamado xilitol,agem inibindo esse processo. Quando não se escovamos dentes corretamente e neles acumulam-se restos dealimentos, as bactérias que vivem na boca aderem aosdentes, formando a placa bacteriana ou biofi lme. Na pla-ca, elas transformam o açúcar dos restos de alimentosem ácidos, que corroem o esmalte do dente formandouma cavidade, que é a cárie. Vale lembrar que a placabacteriana se forma mesmo na ausência de ingestão decarboidratos fermentáveis, pois as bactérias possuempolissacarídeos intracelulares de reserva.A partir da leitura do texto, que discute as causas doaparecimento de cáries, e da sua relação com as in-formações do dicionário, conclui-se que a cárie dentalresulta, principalmente, defalta de fl úor e de cálcio na alimentação diária dapopulação brasileira.consumo exagerado do xilitol, um açúcar, na dietaalimentar diária do indivíduo.redução na proliferação bacteriana quando a salivaé desbalanceada pela má alimentação.uso exagerado do fl úor, um agente que em altaquantidade torna-se tóxico à formação dos dentes.consumo excessivo de açúcares na alimentação emá higienização bucal, que contribuem para a proli-feração de bactérias.aumento da salinidade, em que o solo atinge um ní-vel muito baixo de água, e as plantas não têm forçade sucção para absorver a água.diminuição da salinidade, que atinge um nível emque as plantas não têm força de sucção, impedindoa absorção da água.aumento da salinidade, que atinge um nível em queas plantas têm muita sudação, não tendo força desucção para superá-la.diminuição da salinidade, que atinge um nível emque as plantas fi cam túrgidas e não têm força desudação para superá-la.

Soluções para a tarefa

Respondido por silvathiagoantonio
0

Letra E

A alimentação errada e o consumo excessivo de açúcar quando aliados a uma péssima higienização bucal irão provocar uma  proliferação maior de bactérias, pois o ambiente estará mais propício.

A digestão de carboidratos começa na boca. Esses açúcares quando são degradados na boca se transformam em ácidos capazes de corroer uma porção mineralizada dos dentes.

Essa cárie se dá exclusivamente pela produção desses ácidos. Quando a pessoa possui um PH mais básico na boca a produção de cárie se torna mais difícil.

Espero ter ajudado! Bons estudos

Respondido por Usuário anônimo
0

Essa questão fala de Microbiologia. Mais especificamente das bactérias responsáveis pela cárie nos nossos dentes. Porém, podemos resolver ela através da interpretação de texto, lendo com atenção o enunciado.

O flúor e o cálcio, assim como o açúcar xilitol, agem inibindo o processo da cárie. Então já podemos eliminar a alternativa A e B.

A saliva não interfere na reprodução das bactérias. A diminuição na proliferação bacteriana pode ser ocasionada, sim, pela redução no consumo de açúcar, “alimento” para as bactérias. A alternativa C também está, então, errada.

O flúor em excesso pode sim causar danos nos dentes, como sugere a alternativa D, porém essa não é a causa do aparecimentos das cáries, como observamos no texto. A cárie é resultado de um excesso no consumo de açúcares e na falta de uma escovação correta dos dentes, que resultam em substrato ( açúcares ) para as bactérias consumirem e se proliferarem, transformando - os em ácidos que irão corroer os esmaltes dos dentes e formar uma cavidade: a cárie.

Alternativa E

Anexos:
Perguntas interessantes