A carga elétrica é uma propriedade intrínseca da matéria, sendo classicamente associada às partículas elementares próton e elétron. O ramo da eletricidade que estuda as cargas, suas trocas, seu armazenamento e suas interações é a Eletrostática. À luz dos conhecimentos da Eletrostática,julgue a veracidade dos itens a seguir.
(1) A menor quantidade de carga elétrica que um corpo pode apresentar, em valor absoluto, é igual à quantidade de carga elétrica presente num núcleo de hidrogênio.
(2) A sentença "a carga elétrica total presente num dado sistema físico em estudo sempre se conserva", isto é, a soma algébrica de cargas positivas e negativas, em qualquer tempoconstitui-se num dos mais importantes princípios da Física.
(3) A razão carga-massa (q/m) apresenta o mesmo valor, em módulo, para elétrons e prótons.
(4) Quando somente duas partículas carregadas são produzidas num fenômeno físico em que inicialmente a carga total é nula, a força elétrica entre elas é sempre atrativa.
(5) A carga elétrica elementar tem valor de 1,6 x 10-19 C; é possível encontrar um corpo com uma carga de 1,6 x 10-20 C.
Soluções para a tarefa
(1) Verdadeiro. A carga elementar é o menor valor de carga encontrado na natureza. O núcleo de Hidrogênio possui um único próton, que possui a chamada carga elementar.
(2) Verdadeiro. O princípio da conservação de carga elétrica diz que a soma algébrica das cargas é sempre a mesma, o que elucida a incapacidade de criar ou destruir cargas (é possível apenas transmiti-las), representando um dos princípios mais importantes da Física.
(3) Falso. Dado que a massa do próton é diferente da massa do elétron, a razão q/m será diferente para cada partícula.
(4) Falso. As partículas que se movimentam são sempre os elétrons, de carga negativa. Dessa forma, teremos a emissão de 2 partículas de "mesmo sinal". Elas sofrem repulsão.
(5) Falso. 1,6.10⁻²⁰C = 0,16.10⁻¹⁹C. Se a menor carga possível (elementar) é de 1,6.10⁻¹⁹, não existe corpo com tal carga, pois isso implicaria na existência de 0,1 partícula, o que não é possível fisicamente.