A carga de tração inicial () é muito importante para o funcionamento de uma transmissão por correia e normalmente desenvolvemos mecanismos para garantir esta carga inicial, para acomodar também o estiramento temporário ou permanente da correia. Na prática, este mecanismo é muito conhecido como polia esticadora ou de tracionamento. A figura a seguir apresenta uma solução para adicionarmos esta polia esticadora.
Figura – Polia esticadora intermediária
w
Fonte: BUDYNAS, Richard G.; NISBETT, J.Keith; Elementos de máquinas de Shigley. Porto Alegre: AMGH, p.876, 2016. Adaptado pelo autor.
Porque a carga inicial é muito importante para o funcionamento de uma transmissão por correia? Assinale a alternativa correta.
Escolha uma:
a. Sem a carga inicial, o coeficiente de atrito entre a correia e as polias aumenta, facilitando o escorregamento, e isto é desejado neste tipo de transmissão
b. A carga inicial é importante para termos um movimento irregular do conjunto como é desejado.
c. A carga inicial é importante para termos um sistema com uma durabilidade menor.
d. Sem a carga inicial, o coeficiente de atrito entre a correia e as polias diminui, facilitando o escorregamento, e isto não é desejado neste tipo de transmissão.
e. A carga inicial é importante para promover uma redução na temperatura de acionamento do conjunto polia e correia.
Anexos:
Soluções para a tarefa
Respondido por
66
Resposta D. Sem a carga inicial, o coeficiente de atrito entre a correia e as polias diminui, facilitando o escorregamento, e isto não é desejado neste tipo de transmissão.
thamarasaar:
Correto
Respondido por
7
Resposta:
Sem a carga inicial, o coeficiente de atrito entre a correia e as polias diminui, facilitando o escorregamento, e isto não é desejado neste tipo de transmissão
Explicação:
Perguntas interessantes