Biologia, perguntado por dariana37, 6 meses atrás

A cardiomiopatia dilatada é uma das mais importantes causas de insuficiência cardíaca em cães e gatos, sendo caracterizada pela dilatação das quatro câmaras cardíacas (átrios e ventrículos), gerando diminuição da capacidade contrátil do miocárdio e aumento do volume diastólico final. Histologicamente, observam-se cardiomiócitos de tamanhos variados, alguns degenerados, associados a áreas de necrose e fibrose. SANTOS, Lima, R. D., ALESSI, Carlos, A. Patologia Veterinária, 2ª edição. Suponha que um cão portador de cardiomiopatia dilatada, chega a uma clínica veterinária para uma consulta de rotina. O médico veterinário nota que o abdômen do animal encontra-se bastante abaulado e decide puncionar a cavidade a fim de descobrir se há presença de líquido. Ao realizar o procedimento ele nota que há um líquido translúcido e decide realizar uma drenagem para reduzir a pressão intra-abdominal, exercida pelo líquido, obtendo ao final do procedimento, 2 litros de líquido. Sobre o líquido extraído do abdômen do paciente podemos afirmar que se trata de um transudato, característico dos quadros de ascite, que nada mais é que edema, pois: Escolha uma: a. Na ascite o líquido fruto do edema, se acumula na cavidade abdominal, devido às complicações no fluxo sanguíneo arterial. b. Uma redução na concentração plasmática de proteínas também perturba o equilíbrio das forças através da parede capilar e gera edema. c. Há um aumento da pressão hidrostática capilar, que pode ser causado por elevação da pressão arterial ou da resistência arteriolar e venosa. d. A insuficiência cardíaca frequentemente leva a um aumento das pressões capilares e à formação de edema, em virtude do aumento da pressão venosa. e. A redução da pressão capilar, o aumento da permeabilidade capilar e a redução da concentração de proteínas plasmáticas favorecem a formação do edema.

Soluções para a tarefa

Respondido por renan3597
8

Resposta:

A insuficiência cardíaca frequentemente leva a um aumento das pressões capilares e à formação de edema, em virtude do aumento da pressão venosa.

Explicação:

Respondido por FernandaBattistetti
1

Resposta:

A insuficiência cardíaca frequentemente leva a um aumento das pressões capilares e à formação de edema, em virtude do aumento da pressão venosa.

Explicação: corrigido pelo ava

Perguntas interessantes