Saúde, perguntado por suelivalente18, 4 meses atrás

“A carboxilação do piruvato produz oxaloacetato (OAA). Esta é uma reação que requer energia e usa trifosfato de adenosina (ATP) e malato desidrogenase (mitocondrial). A redução do OAA produz malato, que pode ser transportado para fora da mitocôndria. Esta etapa transporta simultaneamente esqueletos de carbono e reduz equivalentes ao citoplasma para a gliconeogênese.” Fonte: PELLEY, J. W. Gluconeogenesis and glycogen metabolism. Elsevier’s Integrated Review Biochemistry. Oxford: Elsevier, 2012, p.73. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre vias de metabolização do oxaloacetato, ordene as etapas a seguir conforme elas ocorrem durante a cadeia transportadora de elétrons nas mitocôndrias: ( ) O piruvato mitocondrial é convertido em oxaloacetato pela enzima piruvato-carboxilase. ( ) O oxaloacetato mitocondrial é convertido em malato pela enzima malato-desidrogenase mitocondrial. ( ) No citosol o malato é convertido em oxaloacetato pela enzima malato-desidrogenase citossólica. ( ) O oxaloacetato é convertido em PEP pela enzima PEP-carboxinase citossólica. ( ) O piruvato é transportado do citosol para a mitocôndria. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

Soluções para a tarefa

Respondido por ShinyComet
13

De acordo com a explicação abaixo, a resposta correta é 2-3-4-5-1.

Vamos entender o porquê?

No nosso metabolismo, a principal fonte de energia é a Glicose, que começa por ser transformada em Piruvato no Citosol, seguindo depois para o Ciclo de Krebs, na Mitocôndria.

No entanto, existem vários outros produtos que o nosso corpo consegue transformar em Piruvato, como o Lactato ou a Alanina.

Isto é muito útil para gerar energia quando as reservas de Glicose estão em baixo, mas permite também que ocorra outro fenómeno — a Neoglicogénese ou Gliconeogénese.

Na Neoglicogénese, o nosso organismo produz Glicose a partir do Piruvato, permitindo às células que só conseguem produzir energia pela Glicólise (como os neurónios e os eritrócitos) a sua sobrevivência.

Para entendermos a Neoglicogénese, é importante começar por entender a Glicólise:

\begin{array}{c}\rm Glicose\\\hspace{0.74in}\bigg\downarrow{Hexocinase}\\\rm Glicose-6-fosfato\\\bigg\downarrow\\\rm Frutose-6-fosfato\\\hspace{1.16in}\bigg\downarrow{Fos\!f\!o\!f\!rutocinase\;1}\\\hspace{1.74in}\rm Frutose-1{,}6-difosfato\longrightarrow Dihidroacetona{-}fosfato\\\hspace{1.46in}\bigg\downarrow\hspace{1.385in}\Bigg\uparrow\\\hspace{0.83in}\text{Gliceralde\'ido-3-fosfato}\;\;\longleftarrow---^|\\\bigg\downarrow\\\rm1,3-difosfoglicerato\\\bigg\downarrow\\\rm3-fosfoglicerato\\\bigg\downarrow\\\rm2-fosfoglicerato\\\bigg\downarrow\\\rm Fosfoenolpiruvato\\\hspace{1.05in}\bigg\downarrow{Piruvato\;Cinase}\\\rm Piruvato\end{array}

Agora que conseguimos visualizar os passo neste sentido, conseguimos entender melhor o que acontece na Neoglicogénese. Contudo, esta pode ocorrer de duas formas distintas:

  • Com a formação do Fosfoenolpiruvato dentro da Mitocôndria:

\begin{array}{c}\rm Piruvato\\\hspace{1.35in}\bigg\downarrow{Piruvato\;Carboxilase}\\\rm Oxaloacetato\\\hspace{2.12in}\bigg\downarrow{PEP\;Carboxicinase\;Mitocondrial}\\\rm Fosfoenolpiruvato (PEP)\\\hspace{1.74in}\bigg\downarrow{(Transporte\;para\;o\;Citosol)}\\\rm 2{-}fosfoglicerato\\\bigg\downarrow\\\rm 3{-}fosfoglicerato\\\bigg\downarrow\\\rm1,3{-}difosfoglicerato\\\bigg\downarrow\\\hspace{1.74in}\text{Gliceralde\'ido-3-fosfato}\longleftrightarrow\rm Dihidroacetona{-}fosfato\\\hspace{1.46in}\bigg\downarrow\hspace{1.385in}\;\Bigg|\\\hspace{0.83in}\rm Frutose{-}1{,}6{-}difosfato\;\;\longleftarrow---^|\\\hspace{1.63in}\bigg\downarrow{Frutose{-}1{,}6{-}di\!f\!os\!f\!atase\;1}\\\rm Frutose{-}6{-}fosfato\\\bigg\downarrow\\\rm Glicose{-}6{-}fosfato\\\hspace{1.05in}\bigg\downarrow{Piruvato\;Cinase}\\\rm Glicose\end{array}

  • Com a formação do Fosfoenolpiruvato fora da Mitocôndria:

\begin{array}{c}\rm Piruvato\\\hspace{1.35in}\bigg\downarrow{Piruvato\;Carboxilase}\\\rm Oxaloacetato\\\hspace{2.3in}\bigg\downarrow{Malato\;Desidrogenase\;Mitocondrial}\\\rm Malato\\\hspace{1.75in}\bigg|{(Transporte\;para\;o\;Citosol)}\\\hspace{2.11in}\bigg\downarrow{Malato\;Desidrogenase\;Citosolica}\\\rm Oxaloacetato\\\hspace{1.94in}\bigg\downarrow{PEP\;Carboxicinase\;Citosolica}\\\rm Fosfoenolpiruvato (PEP)\\\bigg\downarrow\\\rm 2{-}fosfoglicerato\\\bigg\downarrow\\\rm 3{-}fosfoglicerato\\\bigg\downarrow\\\rm1,3{-}difosfoglicerato\\\bigg\downarrow\\\hspace{1.91in}\text{Gliceralde\'ido-3-fosfato}\longleftrightarrow\rm Dihidroacetona{-}fosfato\\\hspace{1.46in}\bigg\downarrow\hspace{1.385in}\;\Bigg|\\\hspace{0.83in}\rm Frutose{-}1{,}6{-}difosfato\;\;\longleftarrow---^|\\\hspace{1.65in}\bigg\downarrow{Frutose{-}1{,}6{-}di\!f\!os\!f\!atase\;1}\\\rm Frutose{-}6{-}fosfato\\\bigg\downarrow\\\rm Glicose{-}6{-}fosfato\\\hspace{1.05in}\bigg\downarrow{Piruvato\;Cinase}\\\rm Glicose\end{array}

Como podemos ver, a única grande diferença dá-se antes da formação do PEP, e está dependente dos transportadores de Malato na membrana da Mitocôndria.

Com tudo isto em mente, já conseguimos ordenar as frases dadas.

1º - O piruvato é transportado do citosol para a mitocôndria

2º - O piruvato mitocondrial é convertido em oxaloacetato pela enzima piruvato-carboxilase

3º - O oxaloacetato mitocondrial é convertido em malato pela enzima malato-desidrogenase mitocondrial

4º - No citosol o malato é convertido em oxaloacetato pela enzima malato-desidrogenase citossólica.

5º - O oxaloacetato é convertido em PEP pela enzima PEP-carboxinase citossólica.

Assim, concluimos que a ordem correta é 2-3-4-5-1.

Podes ver mais exercícios sobre Processos de Obtenção de Energia em:

  • https://brainly.com.br/tarefa/53154751
  • https://brainly.com.br/tarefa/52132409
  • https://brainly.com.br/tarefa/15877191
Anexos:

SocratesA: Ótima resposta, embora não seja da minha área dá para perceber que capricho e didática não faltam. Parabéns
ShinyComet: Obrigado amigo :D
Liziamarcia: Excelente resposta ,parabéns
Skoy: Que top, portuga!
Perguntas interessantes