A captação de recursos envolve todas as atividades da empresa, sejam elas correntes ou permanentes, desde que necessitem de recursos monetários ou de bens para a execução de metas ou planos da empresa. Há a necessidade de encontrar o equilíbrio entre recursos próprios e de terceiros e, no de terceiros, o equilíbrio entre curto e longo prazo, para que se possa obter a estrutura de capital adequada.
COSTA, José Manoel et al. Administração Financeira e Orçamentária. Maringá-PR: UniCesumar, 2018.
No mix de financiamento, os recursos próprios e de terceiros formam um balanço conferindo mais ou menos risco à companhia. Com isso, descreva quais são os cenários do mix de financiamento que representam mais risco aos sócios e aos terceiros.
Soluções para a tarefa
Os recursos de uma empresa se dividem entre próprios e de terceiros. Entre os recursos próprios estão aqueles oriundos das receitas pela venda de determinado produto ou serviço, ou então aqueles provenientes da venda de ações da empresa no mercado primário.
Os recursos de terceiros são aqueles provenientes de empréstimos tomados de instituições financeiras, e que tem um prazo para serem pagos de volta, com juros. Esse tipo de recurso é utilizado para realizar investimentos que melhorem a rentabilidade da empresa ou para pagar dívidas urgentes.
De uma maneira geral, quando mais da metade dos recursos de uma companhia são de terceiros, o risco dela quebrar é muito alto, principalmente graças à instabilidades no mercado. O ideal para uma empresa é que a maior parte de seus recursos sejam próprios.