História, perguntado por humbertojuliani, 1 ano atrás

A capitania de minas gerais resumo

Soluções para a tarefa

Respondido por AnneyThay
17
No inicio do século XVIII, Minas Gerais tornou-se o centro econômico da colônia, com rápido povoamento. Em 1709, foi criada a capitania de São Paulo e Minas de Ouro. Só em 1720, a capitania de Minas Gerais foi separada da Capitania de São Paulo, e tendo como capital Vila Rica, atual Ouro Preto (MG).

Estava criada a Capitania de Minas Gerais. Portugal, através desse ato coloca ainda mais próximo o seu poder de controle contra as agitações ocorridas na mais turbulenta das capitanias do “Estado do Brasil”. Os mineiros ainda tomaram alguns territórios dos paulistas.
Respondido por Usuário anônimo
7
HOJE NA HISTÓRIA
Capitania de Minas Gerais é criada em meio à corrida do ouro
12-09-1720
Em meio ao chamado "ciclo do ouro" no Brasil, era criada a capitania de Minas Gerais, em um dia como este, no ano de 1720. Sua origem partiu de uma cisão da capitania de São Paulo e Minas de Ouro. Sua capital era Vila Rica (atual Ouro Preto). Praticamente 100 anos depois, em 28 de fevereiro de 1821, a capitania de Minas foi transformada em província, que seria o atual estado de Minas Gerais com a Proclamação da República.

Por conta do ouro encontrado em seu território, na primeira metade do século XVIII, Minas Gerais era o centro econômico da colônia, com rápido crescimento populacional. Este fluxo migratório começou no final do século anterior, quando foi encontrado ouro na Serra do Sabarabuçu e nos ribeirões do Carmo e do Tripuí. Em 1696, foi fundado o arraial de Nossa Senhora do Ribeirão do Carmo, que, em 1711, se tornou a primeira vila de Minas Gerais (atual município de Mariana). A descoberta do ouro também trouxe conflitos, como Guerra dos Emboabas (1707-1710) e a Revolta de Felipe dos Santos (1720).

No auge da exploração do ouro em Minas, 500 mil negros escravos foram inseridos na capitania para fazer o trabalho de extração e lavoura. Mais de 30% da população era formada pelos escravos.
Os negros chamados "Minas", de Gana, eram os mais requisitados para os garimpos, pois já faziam este trabalho na África. Já os de Angola e Moçambique eram usados na lavoura.

O declínio da produção aurífera começou a partir de 1750. Portugal precisou aumentar a arrecadação e elevou os impostos, o que causou a revolta popular que resultou na Inconfidência Mineira, em 1789.
Perguntas interessantes