A capital do estado conserva sua importância política e cultural desde os tempos da Inconfidência, grito sufocado de liberdade, quando a cidade ainda se chamava Vila Rica. Sua música sacra ainda é comparada à europeia e uma famosa Faculdade de Direito, uma das mais tradicionais do Brasil, atrai alunos de todos os cantos do país. A rivalidade entre os moradores das várias repúblicas provoca, como de praxe, atritos e início. São comuns como refregas de estudantes no Bilhar Helena, na rua São José, um dos pontos preferidos pelos rapazes que estudam na cidade. (Jô Soares, O homem que matou Getúlio Vargas: biografia de um anarquista, São Paulo, Companhia das Letras, 1998, p. 13
O trecho acima introduz uma obra de ficção de Jô Soares. Qual é o seu principal objetivo?
1-contestualizar o ambiente em que a historia transcorre
2- enaltecer a faculdade de direito do triangulo mineiro
3- criticar o comportamento dos estudantes daquela epoca
4- exaltar os aspectos politicos da capital de minas gerais
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta:
2
Explicação:
Respondido por
5
1) O objetivo principal desta obra está descrita na alternativa 1) contextualizar o ambiente em que a historia transcorre.
A narração desenvolve uma narrativa em que descreve como era a vida na capital no período em que o país era governado por Getúlio Vargas. O ambiente que a história transcorre é de muita turbulência política, anseios de liberdade, luta por direitos, que geravam atritos com a política vigente no período.
Veja que na narrativa descreve a rivalidade de alunos da faculdade de Direito, pois cada grupo é formado por estudantes que brigam com seus ideais, sendo uma turma de conservadores e outros a favor da liberdade política, econômica e social.
Bons estudos!
Perguntas interessantes
História,
7 meses atrás
Geografia,
7 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
Sociologia,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
História,
1 ano atrás