A capacidade que as células eucarióticas possuem de organizar o seu espaço interior, de adotar uma variedade de formas, de executar movimentos coordenados e direcionados, e de promover o movimento intracelular de moléculas, depende de uma intrincada rede tridimensional de proteínas filamentosas que se estendem por todo o citoplasma.
Com relação às proteínas filamentosas que constituem essa rede tridimensional, assinale a alternativa CORRETA:
a.
Quando se formam, as proteínas filamentosas que constituem o citoesqueleto adquirem o tamanho com o qual permanecerão.
b.
O movimento de um cílio ou de um flagelo é produzido pela curvatura dos microfilamentos de actina e suas proteínas associadas.
c.
Os neurofilamentos dos neurônios e os filamentos gliais dos astrócitos constituem diferentes tipos de microfilamentos.
d.
Os microtúbulos, na metáfase, restringem-se ao padrão de um fuso. Na interfase, constituem uma rede complexa de filamentos envolvidos no tráfego de organelas e na organização do citoplasma.
e.
Em células não musculares, as proteínas filamentosas que constituem o citoesqueleto encontram-se principalmente no estado despolimerizado.
Soluções para a tarefa
Respondido por
11
A resposta correta é a letra D, que aponta que os microtúbulos são as representados pelo padrão de um fuso, que ajuda na separação de cromossomos que tem a capacidade que puxa o material genético que vai para os polos.
Assim se sabe que rede complexa de filamentos, na interfase é uma forma de organização do citoplasma que ajuda no bom funcionamento da célula que ajuda no preparo para uma nova duplicação.
Perguntas interessantes