ENEM, perguntado por Brunanaaa6798, 10 meses atrás

A capacidade de sobreviver em diferentes meios osmóticos foi adquirida nos grupos de animais pela evolução de um meio interno estável, que age para proteger os tecidos internos contra oscilações do meio externo. Assim, a capacidade de manter um meio interno adequado em face ao estresse osmófico desempenhou um papel muito importante na evolução animal. Vários mecanismos osmorreguladores são empregados para controlar os problemas osmóticos e regular as diferenças entre os compartimentos intra e extracelular e entre o compartimento extracelular e o meio externo. Esse processo ocorre basicamente através da regulação da entrada e saída de água e sais do organismo.Considerando o texto apresentado e a fisiologia animal comparada, assinale a opção correta.Animais classificados como osmorreguladores são incapazes de controlar ativamente a condição osmótica de seus líquidos corporais, adaptando-se à osmolaridade do meio.Aves e mamíferos terrestres produzem urina hiperosmótica em relação ao plasma, evitando perda de água corpórea durante a excreção do ácido úrico produzido em seus rins.0 Peixes de água doce produzem urina mais concentrada e em menor volume quando comparados a peixes de água salgada, a fimde compensar a baixa osmolaridade de seus fluidos corporais.O• Répteis e aves marinhas, como forma de economizar água, produzem, em suas glândulas de sal, urina hiperosmótica em relação ao meio.0 Animais que vivem em água doce, incluindo invertebrados, peixes, anfibios, répteis e mamíferos, tendem a possuir líquidos corporaishiperosmóticos em relação ao meio aquoso em que vivem.

#ENADE

Soluções para a tarefa

Respondido por Danas
10

A alternativa E) Animais que vivem em água doce, incluindo invertebrados, peixes, anfíbios, répteis e mamíferos, tendem a possuir líquidos corporais hiperosmóticos em relação ao meio aquoso em que vivem.

Os animais de água doce possuem líquidos corporais hiperosmóticos em relação ao meio aquoso, além disso, apresentam mecanismos que permitem o controle adequado da concentração hidreletrolítica dos seus líquidos corporais para não perder para o meio.

Os animais são capazes de adaptar-se ao meio através de mecanismo de defesa e de obtenção de nutrientes para sobreviver, como é o caso dos peixes de água doce.

Espero ter ajudado!

Perguntas interessantes