A capacidade de sentir o gosto de uma substância amarga chamada feniltiocarbamida (PTC) deve-se a um gene dominante P e a insensibilidade, ao seu alelo p; A anemia falciforme é uma doença que se caracteriza por uma alteração nos glóbulos vermelhos, que perdem a forma arredondada e elástica e adquirem o aspecto de uma foice (daí o nome falciforme) e endurecem, o que dificulta a passagem do sangue pelos vasos de pequeno calibre e a oxigenação dos tecidos. A anemia falciforme é uma doença recessiva, ou seja, é determinada pelos alelos recessivos aa. Um homem com anemia falciforme e sensível ao PTC é casado com uma mulher sem a doença e também sensível ao PTC. Eles têm uma menina com anemia falciforme e um menino sem a doença. A filha do casal é insensível ao PTC e o filho é sensível. Baseado nessas informações responda: a) Qual o genótipo do casal? b) Calcule a probabilidade do casal, em uma nova gestação, ter uma criança sem a doença e insensível ao PTC.
Soluções para a tarefa
Bom dia
A questão nos diz que a capacidade de sentir o gosto do PTC é dominante sobre a insensibilidade
- E o que isso significa ?
Significa que pessoas que possuem a capacidade de sentir o gosto, podem ser dada por 2 genótipos
- Que seriam ?
- Homozigoto dominante (representado por PP)
- Heterozigoto (representado por Pp)
- E uma pessoa insensível ?
Como a insensibilidade é dado pelo genótipo homozigoto recessivo, então, uma pessoa insensível à essa substância, seria dada pelo genótipo pp
A questão também nos disse que a anemia falciforme é uma doença de caráter recessivo.
- Então o que isso quer dizer ?
Quer dizer que uma pessoa sem essa doença, pode ser dada por 2 genótipos :
- O heterozigoto (representado por Aa)
- O homozigoto dominante (representado por AA)
- E uma pessoa com essa doença ?
Seria dada pelo genótipo homozigoto recessivo (representado por aa)
Sabendo disso, somos capazes de resolver essa questão :
A questão nos diz que um homem que possui anemia e sensível ao PTC é casado com uma mulher sem a doença que também é sensível ao PTC.
- Qual o primeiro passo para resolvermos a essa questão ?
O primeiro passo é anotarmos os genótipos dos pais :
Pai : aaPp
Mãe : AaPp
- E por que o pai é aaPp ?
Bom, nós sabemos que o pai possui anemia falciforme, e essa doença, só é dada pelo genótipo homozigoto recessivo, logo, sabemos que em relação à anemia, o pai possui como genótipo aa.
- Certo, ele é sensível, mas se quem é sensível pode ser dado por 2 genótipos, o heterozigoto e o homozigoto dominante, como saber que ele é heterozigoto ?
Nós só somos capazes de descobrir isso, porque eles tiveram uma filha insensível ao PTC.
- Como assim ?
Quem é insensível ao PTC, é dado pelo genótipo homozigoto recessivo pp, e tanto o pai quanto a mãe são sensíveis ao PTC, logo, eles possuem o alelo dominante P em seu genótipo, porém, para eles terem uma filha pp, ambos, obrigatoriamente, devem possuir o alelo recessivo juntamente com o alelo dominante
- Pois supondo que o homem fosse homozigoto dominante PP, e a mulher heterozigota Pp :
P P
P PP PP
p Pp Pp
Desse cruzamento, nós percebemos que nenhum genótipo gerado é homozigoto recessivo (que codifica uma pessoa insensível ao PTC), logo, esse casal não poderia ter esses genótipos
- Se ambos fossem homozigotos dominantes :
P P
P PP PP
P PP PP
Todos os genótipos são homozigotos dominantes, e não iriam gerar uma filha insensível.
- Porém, sendo tanto o pai, quanto a mãe heterozigotos :
P p
P PP Pp
p Pp pp
Percebe que desse cruzamento, um genótipo é homozigoto recessivo ? justamente é o genótipo do filha desse casal que é sensível, portanto, descobrimos que os genótipos dos pais para o PTC, é heterozigoto.
- E como saber que em relação ao albinismo, a mãe é heterozigota ?
Podemos saber disso, porque eles tiveram uma filha com a anemia falciforme, se a mãe não possui anemia falciforme, e o pai possui (aa), a mulher obrigatoriamente possui o alelo recessivo, já que eles tiveram uma filha com a doença.
- Se ela fosse homozigota dominante, e o pai tendo a doença :
a a
A Aa Aa
A Aa Aa
Todos seriam heterozigotos, logo, não iriam possuir a doença.
- Porém, sendo ela heterozigota :
a a
A Aa Aa
a aa aa
Desse cruzamento, 1/2 ou 50% teriam a anemia (representados pelos 2 genótipos aa), e 1/2 ou 50% não teriam a anemia (representados pelos 2 genótipos Aa). Portanto, a mãe é heterozigota para a doença
- Portanto :
a) Genótipo do pai : aaPp
Genótipo da mãe : AaPp
b)
- Calculando a probabilidade de terem uma criança sem a doença e insensível ao PTC :
1/2 (probabilidade de ter uma criança sem a anemia) x 1/4 (probabilidade de eles terem uma criança insensível ao PTC) = 1/8 ou 12,5 %.
Bons estudos e espero ter ajudado