a capacidade de dobrar a língua é uma característica recessiva um casal em campanha de lembrar língua tenha uma criança capaz Quais os genótipos?
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
A fim de facilitar a compreensão da linguagem normalmente utilizada neste tipo de estudo, segue abaixo alguns termos frequentemente utilizados na elaboração e interpretação de heredogramas:
Herança autossômica: determinada por genes situados nos cromossomos autossômicos, ou seja, aqueles que são igualmente compartilhados por machos e fêmeas.Herança ligada ao X: determinada pelos genes situados na porção do cromossomo X que não apresenta nenhuma homologia com o cromossomo Y, o que provoca uma diferença significativa na forma como esta se distribui entre machos e fêmeas.Hemizigoto: um indivíduo diplóide que possui apenas uma cópia do gene de um determinado loco. Isso ocorre naturalmente em machos de mamíferos para os genes localizados no cromossomo X (na região de não homologia com o cromossomo Y). Em aves, isso é observado nas fêmeas, tendo em vista que elas são ZW.Caráter congênito: é o caráter apresentado pelo indivíduo ao nascer. Este não precisa ter, necessariamente, uma origem genética, pois sua causa pode ser ambiental, como é o caso de uma doença que tenha afetado o animal durante a gestação.Caráter hereditário: é uma característica genética transmissível, que pode ou não ser congênita – ou seja, pode se manifestar antes ou depois do nascimento.Penetrância (completa ou incompleta): esta se refere a fração de indivíduos de uma população que apresentam um determinado fenótipo entre todos aqueles que são capazes de exibi-lo – quer dizer, entre todos os que portam o(s) alelo(s) responsável(is) por tal característica. Se todos os indivíduos que apresentam um determinado alelo exibem um mesmo fenótipo, diz-se que a característica apresenta penetrância completa. É o que acontece, por exemplo, com a cor da pelagem em gado da raça Shorthorn. Neste caso, 100% dos animais R¹R¹ exibem pelagem vermelha, 100% dos R²R² são brancos e 100% dos R¹R² são ruão. Por outro lado, existe uma doença hereditária rara chamada de hipoplasia ovariana (total ou parcial) que pode levar à infertilidade parcial ou total das vacas afetadas. Clinicamente, os ovários destes animais são pequenos, consistentes e lisos. Quando a hipoplasia é parcial, os cios são irregulares e muito espaçados. E, no caso de hipoplasia total e bilateral, os animais apresentam trato reprodutivo infantil e nunca manifestam cio¹. Embora essa doença seja de herança recessiva, nem todas as fêmeas homozigotas recessivas manifestarão esse problema. Sendo assim, diz-se que esta característica exibe penetrância incompleta.
Perguntas interessantes
Matemática,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Química,
1 ano atrás
Biologia,
1 ano atrás
Geografia,
1 ano atrás