História, perguntado por sophiamessias94, 7 meses atrás

A candidatura de Getúlio Vargas? ​

Soluções para a tarefa

Respondido por priscilascalvi7
1

Resposta:

A eleição para a presidência da república foi realizada no dia 1 de março de 1930, vencida por Júlio Prestes, com 1 091 709 votos contra 742 797 dados a Getúlio. A Aliança Liberal acusou o pleito de fraude.

Explicação:

Respondido por mpaulasilva06
2

Resposta:

Em 5 de agosto, a agitação tomou conta do plenário do Palácio Tiradentes, sede da Câmara dos Deputados: as galerias foram tomadas pelo público, inclusive por senhoras, a bancada da imprensa acabou sendo invadida também, todos queriam ouvir os discursos dos líderes das bancadas mineira, José Bonifácio e da gaúcha, João Neves da Fontoura.

A sessão foi considerada histórica: nela José Bonifácio, deputado por longos anos, e irmão de Antonio Carlos, ao iniciar, afirmou que poucas vezes tinha visto a Câmara tão cheia, e não só falava aos presentes, mas também a toda nação. Depois de lembrar que o povo brasileiro ansiava pela pratica leal e sincera do sistema representativo, e pela liberdade na escolha do seu primeiro magistrado sem a imposição direta ou disfarçada do presidente que está no exercício do poder. José Bonifacio explicou que o seu proceder era de combater o abuso do poder, a usurpação da soberania e a deturpação do regime.

Prosseguindo, lembrou a figura de Getúlio Vargas e sua administração a frente do governo gaúcho e a sua defesa do regime e da democracia. A união de Minas Gerais e o Rio Grande do Sul era um fato concreto, e a adesão do Estado da Paraíba já era um fato consumado. Falou também que a candidatura de Getúlio havia sido levada ao conhecimento do Presidente da República, que nada poderia alegar contra esse nome, mas não foi aceito, sem nenhuma justificativa, apenas porque desde que havia assumido o governo, seu candidato era Julio Prestes.

Explicação:

Perguntas interessantes