Sociologia, perguntado por comanche14, 11 meses atrás

A canção Amélia, de Ataulfo Alves e Mário Lago, lançada em 1942, é considerada uma das obras primas da Música Popular Brasileira. Nunca vi fazer tanta exigência nem fazer o que você me faz você não sabe o que é consciência nem vê que eu sou um pobre rapaz você só pensa em luxo e riqueza tudo o que você vê, você quer Ai, meu Deus, que saudade da Amélia. Aquela sim é que era mulher às vezes passava fome ao meu lado e achava bonito não ter o que comer Quando me via contrariado, dizia: "Meu filho, o que se há de fazer". Ataulpho Alves / Mario Lago / Noca da Portela. Disponível em: Acesso em: 01 mai 2018. ​​ Anos antes, em 1940, Ataulfo havia composto, desta vez em parceria com Wilson Batista, o samba “Oh! Seu Oscar”. Oh, seu Oscar, tá fazendo meia hora que sua mulher foi embora e um bilhete deixou O bilhete assim dizia Não posso mais, eu quero viver na orgia. Ataulfo Alves / Wilson Batista. Disponível em: . Acesso em: 01 mai 2018. ​ A análise das duas composições nos põe frente a duas mulheres com padrões comportamentais muito diversos. Entretanto, embora muitas mulheres abandonem seus maridos ou companheiros, a figura de Amélia é a que mais se aproxima do modelo de mulher presente no imaginário social brasileiro. Esse tipo de idealização se dá devido Alternativas Alternativa 1: à diversidade de gênero. Alternativa 2: ao estereótipo de gênero. Alternativa 3: aos estudos de gênero. Alternativa 4: à ideologia de gênero. Alternativa 5: a problemas de gênero.

Soluções para a tarefa

Respondido por leleumodesto
26

ao estereótipo de genero

Respondido por larissamagrani
10

A música "Amélia", de Ataulfo Alves e Mário Lago, criada no século XX, apresenta uma ideia estereotipada da mulher (2).

A imagem da mulher nas canções do século XX:

  • Canções diversas criadas e compostas por homens descrevem mulheres que são complacentes com situações desumanas e que formam pensamentos de preconceito de gênero.

  • Muitas vezes, as mulheres são descritas como seres frágeis, ameboides, sem inteligência e com uma sensibilidade efervescente. Os homens, por outro lado, são representados como sujeitos fortes, honrados e superiores.

  • No século XXI, a ideia de mulher frágil está caindo por terra, pois as mulheres podem contar sobre suas origens, evidenciando suas dificuldades por meio da arte.

Saiba mais sobre o preconceito de gênero em: https://brainly.com.br/tarefa/22106627

Anexos:
Perguntas interessantes