História, perguntado por yannara6, 7 meses atrás

a. Calendário sumério:
b. Calendário egipcio:

Soluções para a tarefa

Respondido por paulasantosa770
13

O Calendário Egípcio é considerado um dos primeiros calendários conhecidos da história da humanidade e, está ligado com a sua ocupação nas margens do rio Nilo.

A cerca de 11 mil anos A.C., algumas plantas foram domesticadas na Ásia e a agricultura de pequena escala teve início no Egito em torno de 7000 a.C.Imagina-se que a razão dos egípcios criarem o calendário deva-se à necessidade de se preparar para a época de plantio nas imediações do rio Nilo, ou Aur ou Ar, que significa negro, numa alusão à terra negra trazida pelo rio no regime das cheias. Esta terra é bastante fértil e que serve como adubo natural ao solo.

Calendário Sumério provavelmente a técnica de mensurar um período anual tenha se originado dos sumerianos há mais de 6.000 anos; povo que se conhece muito pouco, com indícios de terem vindo da Ásia Central, com cultura semelhante a da mais primitiva civilização hindu.

Instalaram-se no chamado vale mesopotâmico, entre os rios Tigre e Eufrates, perto do Golfo Pérsico; etimologicamente, a palavra mesopotâmia vêm do grego mesos (entre) e Potamus (rio), que quer dizer "terra entre rios".

A história desse povo alonga-se mais ou menos até 3.000 a.C., desaparecendo infelizmente, com a conquista dos chamados Elemitas e dos Semitas; a sua cultura, todavia, tanto artística como religiosa, permaneceu, principalmente na Babilônia e Assíria.

Assim, sabe-se com certeza que os sumerianos, partindo de pictogramas, desenvolveram um sistema de escrita denominado Cuneiforme, em virtude das letras serem em forma de cunha, inscritas em tabuinhas de barro cozido ao Sol.

Povo de índole pacífica, pela sua imensa cultura para a época, elaboraram leis, foram mestres em edificações murificadas, sistemas de arcos nas construções, casas com tijolos cozidos ao sol, escolas, bibliotecas e as famosas cidades-estados, como Ur, Uruk, Lagash, Eridu e Nipur; desenvolveram substancialmente o tripé da economia: agricultura, indústria e o comércio.

Os sumerianos eram politeístas e seus deuses mais importante eram: Enlil, Sin e Shamash (Deus do Sol e da Justiça). Construíram talvez a primeira cidade religiosa do planeta, a Nipur, que era considerada a casa do Deus Enlil, pois a ele era atribuído o poder de propiciar tanto a felicidade como a desgraça a todos.

Os astrônomos sumerianos, mais pela dedicação e persistência do que por alguma técnica especial, foram, por séculos e séculos, obtendo conhecimentos fundamentais, tornando-se exímios no "mistérios celestes"; escolheram alguns corpos celeste e, pacientemente, foram seguindo-os pelo firmamento, num rastreamento sem tréguas.

Os chamados povos mesopotâmicos (sumerianos, babilônios e assírios) legaram a civilizações que os sucederam os prolegômenos da geometria e álgebra.

Perguntas interessantes