A calda bordalesa é um insumo utilizado em hortas e pomares orgânicos para controle de pragas. Ela consiste em uma solução de 100 g de sulfato de cobre II (CuSO4) e 100 g de óxido de cálcio (CaO) dissolvidos em 10 litros de água.
Seu preparo é realizado da seguinte forma: em um balde de plástico, com 5 litros de água, dissolvem-se 100 g de sulfato de cobre II. Noutro balde, reagem 100 g de óxido de cálcio em outros 5 litros de água, formando hidróxido de cálcio [Ca(OH)2]. Em seguida, despeja-se a solução de sulfato de cobre no balde com “leite de cal” [Ca(OH)2], agitando a mistura.
Disponível em: www.cpao.embrapa.br. Acesso em: 5 mar. 2015 (adaptado).
Para o preparo desta solução, o sulfato de cobre II e o óxido de cálcio devem possuir concentração, em g/L, igual a
a) 10.
b) 20.
c) 40.
d) 100.
e) 500.
Soluções para a tarefa
A concentração de sulfato de cobre II e óxido de cálcio deve ser de 10 g/L (Alternativa A).
A concentração comum é uma modalidade de concentração que relaciona a massa de soluto com o volume da solução, dado, portanto por:
C = m ÷ V
Nesse caso, temos a preparação de duas soluções. A primeira é de sulfato de cobre, onde se dissolve 100 g do mesmo em 5 L de água, obtendo-se:
C = 100 ÷ 5
C = 20 g/L
A segunda solução é de hidróxido de cálcio preparada pela mistura de 100 g oxido de cálcio em 5 L água. Assim, a concentração da mistura será a mesma da anterior.
No fim, misturamos as duas soluções obtendo-se um volume final de 10 L, logo a concentração de cada sal passa a ser metade da inicial, 10 g/L.
Para saber mais:
https://brainly.com.br/tarefa/24725092
Espero ter ajudado!