A cafeína é um estimulante muito consumido na forma do tradicional cafezinho. O infuso de café, preparado pela passagem de água fervente sobre o pó, contém inúmeras espécies químicas, e o teor de cafeína (190 g/mol) é de 1,50 % (m/m) no café torrado e moído. Em relação ao café preparado, é correto afirmar:
a) Para requentar este café até a fervura, é necessária uma temperatura superior à da ebulição da água pura.
b) A temperatura de fervura do café preparado é igual à da água pura quando está sob as mesmas condições de altitude e, conseqüentemente, sob a mesma pressão atmosférica.
c) Como a concentração da cafeína é baixa, a variação na temperatura de ebulição do cafezinho preparado independe desta concentração.
d) Pelo fato de os compostos estarem dissolvidos no infuso, a temperatura para levá-los à fervura será menor que a da água pura.
e) A temperatura requerida até a fervura do infuso adoçado é menor que o isento de açúcar sob a mesma pressão.
Soluções para a tarefa
Respondido por
32
Resposta:
A resposta para esta questão é a Letra A
Respondido por
2
Sabendo das propriedades coligativas, pode-se afirmar que para aquecer o café já feito até a fervura seria necessário uma temperatura maior que à da ebulição da água. Portanto, a alternativa correta que deve ser assinalada é a opção A).
Por que a temperatura de fervura do café seria maior que a temperatura de ebulição da água?
Isso se deve a uma propriedade coligativa específica, denominada ebulioscopia. Essa propriedade basicamente determina que, quando determinado solvente está em conjunto com outras moléculas não voláteis (como o café), seu ponto de ebulição aumenta.
Saiba mais sobre propriedades coligativas em: brainly.com.br/tarefa/7408522
#SPJ2
Anexos:
Perguntas interessantes
História,
8 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
ENEM,
10 meses atrás
Biologia,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás
Química,
1 ano atrás