A caderneta de poupança rendia, historicamente, 0,5% ao mês (mais a correção pela Taxa Referencial). Em 2012, o Banco Central do Brasil mudou a regra da caderneta de poupança para acompanhar a redução da taxa de juros básica da economia (Selic) para rendimento de 70% da Selic + TR (Taxa Referencial).
Em sua opinião, no momento da mudança, quais seriam as consequências em se manter a regra antiga?
No cenário atual, qual das regras vale mais a pena do ponto de vista do investidor: a antiga caderneta de poupança ou a regra de 2012?
Soluções para a tarefa
Olá!
A partir de 2012, tornou-se meta prioritária do governo federal a diminuição da taxa de juros, tendo em vista que um aumento da selic impacta em vários aspectos da economia.
Porém, tal diminuição tem um impacto muito grande sobre quem investe nos fundos de financiamento do governo, pois o rendimento deles se baseiam a taxa selic. Se a taxa diminui consequentemente os rendimentos também diminuem e acontece o fenômenos da fuga de capitais do fundos de investimento para a poupança, que tinha o rendimento fixo e era bem mais seguro para quem estava investindo.
Com a mudança das regras da caderneta de poupança os fundos de investimento tornaram-se mais competitivos no mercado. Vale salientar que esses fundos de investimento são o suporte financeiro do governo para financiar a dívida pública.
Para saber qual regra vale mais a pena basta ver a taxa selic vigente. Se tiver maior ou igual a 8,5%, vale a regra nova da poupança. Se tiver menos que 8,5% vale a regra anterior.
Espero ter ajudado!