Informática, perguntado por koeppricardo, 10 meses atrás

A cadeia de suprimentos também é conhecida no Brasil pelo seu equivalente em inglês, supply chain. Conceitualmente, ela pode ser definida como um sistema de organizações, pessoas, atividades, informações e recursos envolvidos na atividade de transportar produtos ou serviços dos fornecedores aos clientes. Gerir essa estrutura com eficiência é o grande desafio das organizações e exige, acima de tudo, planejamento. Conforme as empresas crescem suas operações ficam mais complexas e, com isso, necessitam de um olhar de gestão mais apurado. A tecnologia tem apoiado os mais diversos setores organizacionais e feito com que as empresas consigam ganhar produtividade, eficiência e, consequentemente, reduzir custos. Um processo logístico, para muitas empresas, é o Calcanhar de Aquiles, pois envolve muitas pessoas, inclusive terceiros, e impacta diretamente na satisfação dos clientes. Com base no trecho de texto apresentado acima, nesse contexto e no que foi apresentado nas aulas a respeito da Cadeia de Suprimentos, DISCORRA acerca de como a tecnologia pode apoiar esse setor empresarial e DESCREVA pelo menos duas atividades diretas que podem ser apoiadas com esse viés gerencial. Além disso, por meio de um exemplo, represente graficamente um ciclo de uma cadeia de suprimentos. Para esta atividade, você deve utilizar um software editor de texto no qual fará o desenvolvimento do seu trabalho. Esse arquivo deverá ser anexado no momento do envio. Muita atenção para enviar o arquivo correto, visto que o envio pode ser feito uma única vez! Envie no formato doc ou pdf.


Usuário anônimo: Alguém para ajudar?

Soluções para a tarefa

Respondido por tmendesfernandes10
2

Resposta:

O gerenciamento da cadeia de suprimentos é uma decisão estratégica para o e-business, pois relacionando ao e-commerce, quando a empresa vende um produto pela internet ela precisa atender e superar as exigências dos clientes, entregando um produto no prazo certo, com ótima qualidade e com menor custo, assim as empresas estão se organizando para conseguir trocar informações e otimizar processos entre todos os participantes dessa cadeia. Podemos citar algumas atividades que fazem parte do processo de gerenciamento da cadeia de suprimentos, são eles:

Explicação:

■ Relacionamento com os fornecedores, desde a seleção até a avaliação dos produtos oferecidos: nesse caso é mantida uma relação de confiança, desenvolvendo estratégias para que o fornecedor possa abastecer seu cliente no momento de precisão. Pode ser integrado nessa relação o EAI, em que sistemas de informação são integrados para que ocorra a troca de informações de forma rápida e segura. Por exemplo, no caso da Garoto, ela tem uma integração com seus fornecedores que, quando o sistema de informação acusa que a matéria-prima leite chegou no seu estoque mínimo, o sistema automaticamente envia um pedido de compra para o fornecedor e esse realiza o despacho do material.

■ Planejamento e programação da produção: de acordo com as vendas que estão sendo realizadas nos pontos de vendas, a indústria consegue acompanhar pelo sistema de informação esses dados inseridos, a partir desse momento, começa a etapa de planejamento para identificar a quantidade de produtos que devem ser produzidos. Essas informações estão relacionadas com os demais setores da organização como, por exemplo, o setor de vendas, o setor de almoxarifado, que passa a informação de estoque disponível, o setor de compras, que passa a informação da quantidade que já foi comprada de matéria-prima, possibilitando assim análises do setor produtivo.

■ Controle das ordens de produção: essa etapa se faz necessária, pois para que a indústria consiga entregar seus produtos no prazo prometido ao cliente, deve ser acompanhada a movimentação da produção em cada etapa produtiva, identificando possíveis problemas que podem afetar nesse prazo de entrega. Empresas utilizam sistemas de informação para fazer esse controle, e o acompanhamento dos processos também podem ser feitos de modo automatizado como, por exemplo, a leitura de código de barras para identificar a etapa de produção em que o produto se encontra.  

■ Acompanhamento das entregas aos clientes: esse acompanhamento é fundamental, desde fatores como a maneira como produto será entregue, que tipo de transporte será utilizado, até quantos dias serão necessários para que o produto chegue ao seu destino final. Algumas empresas disponibilizam a informação do status do pedido no site da própria empresa, a Garoto, por exemplo, disponibiliza um acesso aos parceiros, negócios B2B, e, além de outras disso, fornecem informações referentes ao andamento do pedido, em que momento da entrega está e previsão de chegada no destino final.

Perguntas interessantes