A cadeia alimentar mostra o fluxo de energia através de um ecossistema ou bioma. A figura mostra cadeias alimentares em quatro biomas diferentes. Analise-a. tundra deserto florestas patonos
Os organismos heterótrofos são da mesma espécie. Os predadores são restritos ao quarto nível da cadeia. Os mamíferos estão como consumidores primários. Os produtores são autótrofos. Os consumidores são onívoros.
Soluções para a tarefa
Resposta:
A Tundra é marcada pela ausência de árvores, com vegetação rasteira e espaçada, graças às condições oferecidas pelo clima polar.
Explicação:
A Tundra é um tipo de bioma localizado no Hemisfério Norte do planeta, nas regiões próximas ao Ártico, mais precisamente no norte da América, da Europa e em outras localidades, como o Alasca e a Sibéria. O seu nome advém da palavra finlandesa “Tunturia”, que significa “planície sem árvores”, o que já confere certa noção sobre como é esse tipo de vegetação e o seu ambiente.
Esse bioma estabelece-se em zonas de temperaturas muito baixas, as mais frias onde ainda existe a possibilidade de haver qualquer tipo de vegetação. O clima da Tundra, portanto, é o polar, muito frio e seco, com poucas precipitações. Em razão dessas condições climáticas severas, das baixas profundidades do solo e da ausência de claridade, não existe nenhum tipo de floresta densa com árvores altas nessas áreas.Por conseguinte, a vegetação da Tundra é marcada pela presença de pequenos vegetais espaçados entre si, com predominância para arbustos, ervas, líquens e musgos. Essas espécies, no entanto, só se desenvolvem durante os meses de verão, quando as temperaturas são menos frias, chegando a máximas de 10ºC. Não obstante, durante o restante do ano, os solos e os vegetais permanecem congelados sob temperaturas que chegam aos -20ºC.