A cada dia que se passa fica cada vez mais claro a necessidade de, nós professores, desenvolvermos as nossas habilidades e competências. Pois, somente assim, seremos capazes de realizar o mesmo em nossos alunos. Afinal de contas: como é possível desenvolver a criatividade nos alunos se não somos criativos? Como desenvolver a crítica documental histórica, no ensino e na pesquisa, se nós mesmos não soubermos realizar isso? Ou mesmo, como problematizar historicamente uma questão com os alunos quando não somos, nós mesmos, capazes? Pensando nesta necessidade, o MAPA de História Medieval tem como principal objetivo ajuda-lo a desenvolver essas competências citadas acima. Para isso, analise o case e as orientações de atividade a seguir. Case: Você é uma professora(o) de História da 1ª série do Ensino Médio e, buscando desenvolver a competência de crítica documental em seus alunos acerca do tema Cruzadas, você separou esses dois trechos documentais: Texto 1 “A todo que partirem e morrerem no caminho, em terra ou mar, ou que perderem a vida combatendo os pagãos será concedida a remissão dos pecados. Que combatam os infiéis os que até agora se dedicavam a guerra privadas, com grande prejuízo dos fiéis. Que sejam doravante cavaleiros de Cristo os que não eram senão bandoleiros. Que lutem agora contra os bárbaros os que se batiam contra irmãos e seus pais. Que recebam as recompensas eternas os que até então lutavam por ganhos miseráveis. Que tenham uma dupla recompensa os que se esgotavam em detrimento do corpo e da alma. A terra que habitam é estreita e miserável, mas no território sagrado do oriente há extensões de onde jorram leite e mel (...)” Papa Urbano II no Concílio de Clermont em novembro de 1095. In: FRANCO JÚNIOR, Hilário. As Cruzadas. São Paulo: Moderna, 1999, p. 27. Texto 2 “Mas os soldados de Cristo combatem confiantes nas batalhas do Senhor, sem nenhum temor de pecar por pôr-se em perigo de morte e por matar o inimigo. Para eles, morrer ou matar por Cristo não implica qualquer crime, pelo contrário, traz a máxima glória”. San Bernardo de Claraval. In: Elogio de la nueva milicia templaria. Madrid: Siruela, 2005. p. 45 Antes de apresentar e trabalhar esses documentos com seus alunos é necessário realizar uma crítica documental, para assim, descobrir quais elementos estão presentes nos documentos e que colaboram para que os alunos compreendam melhor a Idade Média, assim como, o próprio contexto em que vivem. Sendo assim, siga as orientações a seguir: 1) Leia atentamente a Unidade IV do seu livro didático - As cruzadas e as transformações na Europa medieval. 2) Em seguida, leia e analise os documentos de forma separada. 3) Compare os dois documentos. 4) Realize uma pesquisa acerca dos dois escritores dos documentos. 5) Produza um texto dissertativo-argumentativo explicando os seguintes elementos:
a) Qual a principal ideia desenvolvida em cada um dos dois documentos?
b) De que forma podemos relacionar as ideias dos dois documentos?
c) Como podemos relacionar essas ideias ao contexto histórico em que eles estavam vivendo?
d) Qual era o objetivo dos autores?
e) Em qual excerto do documento do texto1, é possível notarmos que as Cruzadas podem ser considerados uma “válvula de escape” para os problemas territoriais da Europa?
f) Por último, mas não menos importante, como podemos problematizar essas ideias e relacioná-las com o nosso atual contexto histórico?
Soluções para a tarefa
Respondido por
12
Resposta:
Sério mesmo? Você quer um mapa de duas laudas?
Explicação:
Deus tenha piedade dos seus alunos!
Perguntas interessantes
Matemática,
5 meses atrás
Química,
5 meses atrás
Matemática,
5 meses atrás
Matemática,
6 meses atrás
História,
6 meses atrás
História,
11 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás
Física,
11 meses atrás