A cada ano, ocorrem 15 milhões de nascimentos entre mães adolescentes em todo o mundo. Quase 60%dessas gestações não são planejadas ou não são desejadas. Dos 46 milhões de abortamentos praticadosno mundo a cada ano, cerca de 10% são realizados por adolescentes. Quase metade desses abortamentosé realizada em condições inseguras; essa é a razão de 13% das mortes maternas e 25% das causas deinfertilidade. A anticoncepção de emergência (AE) é um importante método anticonceptivo para a prevençãode gestação inoportuna ou indesejada decorrente de violência sexual, relação sexual eventualmentedesprotegida ou falha na anticoncepção de rotina. Assim sendo, a AE é fundamental para a garantia daatenção integral à saúde das mulheres adolescentes, jovens e adultas, bem como do pleno exercício de seusdireitos sexuais e direitos reprodutivos – direitos humanos reconhecidos em convenções das quais o Brasil ésignatário. Contudo, a despeito de o método não ser abortivo, há ainda uma intrincada barreira à sua efetivadifusão e utilização, haja vista as resistências e as informações imprecisas que ainda circundam a AE.Com base no texto acima, apresente uma proposta de educação em saúde direcionada a adolescentes,especificamente em relação à AE. Em seu texto, inclua:• três impactos positivos da educação em saúde;• o plano de ação da proposta;• os conteúdos técnicos a serem abordados na ação proposta.
#ENADE
Soluções para a tarefa
Respondido por
12
A educação voltada para o âmbito da saúde é extremamente útil dado que o desenvolvimento da prática de políticas que de fato nos ensinem sobre educação sexual, pode diminuir significativamente o número de abortos clandestinos, o número de pessoas contaminadas com doenças sexualmente transmissíveis, dentre outros como a possibilidade de planejar uma gravidez.
Assim, é importante que o Governo haja de fato promovendo políticas de educação no âmbito da saúde, pois muitas das vicissitudes podem ser evitadas por meio da educação.
Perguntas interessantes