Geografia, perguntado por perfumesimports, 1 ano atrás

A busca por salários mais altos e empregos mais estáveis parece uma miragem na vida de muitas pessoas. Isso, na verdade, não parece uma realidade distante para algumas pessoas de áreas estratégicas. Leia na reportagem a seguir:

Em busca de emprego? Saiba que setores estão mais resilientes à crise

Índice de desemprego subiu para 6,7% em maio; consultorias listam segmentos e áreas de atuação que ainda oferecem oportunidades apesar da desaceleração.



A desaceleração da economia acabou com a bonança do mercado de trabalho brasileiro - mas o que isso quer dizer, na prática, para quem está desempregado ou quer mudar de emprego? Onde procurar e o que esperar do mercado em um cenário de crise? […]



No que diz respeito às diferenças setoriais, há certo consenso de que enquanto as empresas da área de petróleo e gás, construção civil, montadoras e a indústria de transformação têm sofrido um "impacto brutal" com a desaceleração, no setor de serviços há um pouco mais de resiliência.



Bessa diz que também pode haver oportunidades em setores exportadores ou aqueles que, por questões estruturais, têm boas perspectivas de crescimento no longo prazo.

Seria esse o caso da área de saúde, por exemplo, uma vez que o envelhecimento da população tende a aumentar a demanda por esses serviços. "Também as áreas de educação e tecnologia têm boas perspectivas", diz ele.



Fonte: Disponível em: . Acesso em: 3 jul. 2015.



Com base no texto apresentado e em seus conhecimentos sobre os temas tratados, assinale a alternativa correta:

Escolha uma:
a. O pré-requisito básico para ser bem-sucedido nas áreas citadas pelo texto é ter um diploma de Ensino Superior. Com ele, as portas se abrirão aos profissionais.
b. A desaceleração da economia fez com que acabassem os paraísos de emprego que existiam no Brasil, em que um funcionário permaneceria no emprego pela vida inteira até a aposentadoria.
c. As áreas da saúde, graças aos grandes incentivos governamentais, se mostram como a grande fronteira do mercado de trabalho. Acompanhando o texto, existem mais vagas do que profissionais formados na área atualmente.
d. As áreas mais “resilientes” do mercado de empregos nem sempre são encontradas nos setores mais tranquilos da sociedade, mas em áreas que têm experimentado um crescimento vigoroso e contínuo de suas atividades econômicas. Correto
e. Segundo o texto, as áreas citadas como petróleo e gás não apresentam crise e são, portanto, uma aposta certa para todos que planejam mudar de área.

Soluções para a tarefa

Respondido por wesleymmarques
86
 As áreas mais “resilientes” do mercado de empregos nem sempre são encontradas nos setores mais tranquilos da sociedade, mas em áreas que têm experimentado um crescimento vigoroso e contínuo de suas atividades econômicas.

queilapat: correto !!!!
Perguntas interessantes