A busca por inclusão social e melhores oportunidades de acesso aos direitos impacta sob a construção de políticas públicas que viabilizem o desenvolvimento humano e possibilitem uma ampliação dos processos de aprendizagem. No entanto, sob uma conjuntura na qual a massificação de conteúdo e informações tornou-se realidade, a prática educativa da psicologia da educação cumpre perceber até que ponto tal ampliação se traduz em uma efetiva democratização, tanto do acesso às aprendizagens como do sucesso na manutenção com qualidade sob os aspectos desenvolvimentais. Dessa maneira, como poderia se desenvolver práticas educativas que contribuam para o desenvolvimento das aprendizagens sem colaborar com aspectos que possam gerar sofrimento e, por consequência, possíveis danos ao desenvolvimento?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Faz-se necessário uma atenção da psicologia da educação sobre as práticas educativas que possuem como pressuposto o desenvolvimento de organizações curriculares e abordagens metodológicas, com processos de análise decorrentes de um esforço na articulação entre democratização, igualdade de acesso, equidade dos processos e resultados de efetiva inclusão. A atuação das práticas educativas da psicologia da educação se desenvolve de maneira a compreender os sujeitos em suas pluralidades, reconhecendo os aspectos afetivos e emocionais relacionados ao modo de ser e estar no mundo, que possam refletir no processo de desenvolvimento e de aprendizagem. Desse modo, o psicólogo necessita estender seu olhar e escuta para todos os envolvidos no processo, alunos, educadores, equipe pedagógica, entre outros envolvidos, a fim de viabilizar modos de desenvolver a aprendizagem em um fluxo que seja benéfico e motivacional para todos. O psicólogo se disponibilizará, especialmente em conjunto com o educador, a buscar meios de oportunizar o acesso à aprendizagem, contribuindo para uma expansão do conhecimento sem que haja saturação de conteúdos.
MEUS ARQUIVOS
Explicação:
A psicologia da educação tem como principal objetivo o desenvolvimento de técnicas que se aprofundam no ensino e aprendizado. Portanto, as práticas que contribuem nesse processo são a ludicidade com métodos dinâmicos de ensino, bem como a eficácia das estratégias educacionais por meio de diagnósticos.
O que é a psicologia da educação?
A psicologia da educação pode ser definida como a ciência que estuda os comportamentos humanos no âmbito educacional. Nesse sentido, ela é responsável pelo desenvolvimento da aprendizagem saudável e sem danos é a partir de uma prática educativa fundamentada na individualização do ensino.
Aprenda mais sobre educação aqui: brainly.com.br/tarefa/46911791
#SPJ2