Filosofia, perguntado por coutinhocosta31, 5 meses atrás

A busca pelo conhecimento faz com que estejamos, também, sempre em busca da verda­de. Ela faz com o que ser humano passe a investigar se o conhecimento é possível e se existe alguma verdade que possa ser considerada absoluta e universal. Por isso, a busca pela origem (ou fonte) do conhecimento e a investigação acerca da verdade é uma das maiores preocupações da Filosofia. (...) Em Filosofia, devemos entender a verdade como aquilo que corresponde e/ou se identifica com o real (concreto ou abstrato), ou com a razão de ser das coisas. É aquilo que é idêntico ao ser em si (ou seja, que é, independente do conhecimento). (...) De acordo com a Teoria do Conhecimento, a possibilidade e a origem do conhecimento, bem como a forma como a verdade é tratada nos remete a três tendências filosóficas distintas: o Dogmatismo, o Ceticismo e o Criticismo.

OLIVEIRA, Daniela Rezende de. Filosofia. Belo Horizonte: FUMEC VIRTUAL, 2017. p. 23. Adaptado.



Sobre a relação entre a Filosofia e a busca da verdade, podemos afirmar que


Escolha uma opção:
a. em Filosofia, há um único conceito para o que seja a verdade, pois ela representa tudo aquilo que é evidente à razão.
b. Criticismo é a corrente filosófica que defende a possibilidade de atingirmos a verdade absoluta e universal.
c. a Filosofia não busca verdades absolutas, uma vez que sua finalidade é discutir e refletir sobre os problemas humanos.
d. para a Filosofia, a reflexão e o debate de ideias são menos importantes do que a busca por teorias e soluções de problemas.
e. Ceticismo tenta superar o Dogmatismo e o Criticismo ao afirmar que o conhecimento e a verdade são possíveis, embora sejam limitados.

Soluções para a tarefa

Respondido por franciscojoanesneto
3

Resposta:

A resposta correta se encontra na Letra (b).

Explicação:

Segundo Kant, autor do criticismo, pode-se conhecer de duas formas: a priori ou a posteriori.

  • O conhecimento a priori mostra uma estrutura do conhecimento baseada na razão, justificada antes da experiência.
  • O conhecimento a posteriori afirma que os sentidos fornecem os conteúdos, porém, é uma área vazia, sendo preenchida por experiências adquiridas durante a vida.

Dentro do Criticismo, distingue os juízos analíticos dos juízos sintéticos, os primeiros dados a priori e o segundo, a posteriori.

Kant, então, se pergunta sobre a possibilidade de um juízo sintético a priori, questionamento que foi muito importante para a ciência, porque permite que sejam feitos juízos com possibilidade de generalização, sem necessariamente estarem ligados a fatos isolados.

Estas foram as formas entendidas pelo Criticismo Kantiano como caminhos para encontrar a verdade absoluta e universal. Para este filósofo, isso somente é possível chegando a conhecimentos cujos fundamentos tenham sido analisados criticamente.

Perguntas interessantes