A burocracia determinada por Weber é uma forma racional de dominar as pessoas, funcionários ou uma nação com autoridade. Busca-se a precisão na obediência, continuidade, disciplina rigorosa e confiança. Mesmo após guerras e revoluções, o conceito indicado para a burocracia e seu funcionamento continuavam igualmente ao governo anterior, ou seja, o controle rigoroso de situações. Estas são representadas pelas normas e regras que cada cidadão deveria apresentar e corresponder ao sistema controlado por pessoas poderosas. Com isso, Weber considerava que a burocracia não é um sistema social, mas um tipo da busca pelo poder (RICHTER, 2016). Assim, tem-se alguns tipos de autoridades. Sobre esses tipos de autoridade e suas características, associe os itens, utilizando o código a seguir:
Soluções para a tarefa
Olá!
A questão está incompleta. Abaixo acrescento o complemento:
“I- Carismática.
II- Tradicional.
III- Burocrática.
( ) Nesse tipo de autoridade, os subordinados aceitam todas as ordens como legítimas, pela confiança e credibilidade que a pessoa do líder possui. Este não é hereditário, não possui base racional e é muito instável.
( ) Essa forma de autoridade é na forma patriarcal, está na própria pessoa, vem de herança de pai para filho, os subordinados apenas seguem as ordens porque sempre foi dessa maneira. Esse poder não é racional, possuindo um comportamento mais conservador.
( ) Está baseada em leis e normas que a figura autoritária possui. Nesse caso, os subordinados atendem às ordens, mas com crença em seus direitos e deveres, sem tirar a grande responsabilidade do superior.
( ) Esse sistema de autoridade não está ligado a heranças, e sim por regras e normas estabelecidas e aceitas por todas as pessoas do país ou da organização.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a) III - II - III - I.
b) II - I - II - III.
c) III - III - II - I.
d) I - II - III - III.”
Na autoridade carismática, os subordinados aceitam todas as ordens como legítimas, pela confiança e credibilidade que a pessoa do líder possui. Este não é hereditário, não possui base racional e é muito instável.
A autoridade tradicional é na forma patriarcal, está na própria pessoa, vem de herança de pai para filho, os subordinados apenas seguem as ordens porque sempre foi dessa maneira. Esse poder não é racional, possuindo um comportamento mais conservador.
A autoridade burocrática é baseada em leis e normas que a figura autoritária possui. Nesse caso, os subordinados atendem às ordens, mas com crença em seus direitos e deveres, sem tirar a grande responsabilidade do superior. Esse sistema de autoridade não está ligado a heranças, e sim por regras e normas estabelecidas e aceitas por todas as pessoas do país ou da organização.
Sendo assim, a resposta correta é a alternativa d) I - II - III - III.
Espero ter ajudado, bons estudos!
Resposta:
I - II - III - III.
Explicação:
Prova realizada em Julho de 2020 com essa resposta e verificada que esta correta no gabarito.