Matemática, perguntado por annak4, 1 ano atrás

a bula de um certo medicamento informa que a cada 6 hrs após sua ingestão metade dele é absorvida pelo organismo.Se uma pessoa tomar 200mg desse medicamento ,quanto ainda restará a ser absorvido pelo organismo imediatamente após 18 horas da sua ingestão?E após t horas ?

Soluções para a tarefa

Respondido por overewerpc6bmh
38

A questão nós dá a informação que a cada 6 horas metade do remédio é absorvido pelo organismo. Aplicando esses dados podemos dividir essas horas em períodos. A cada 6 horas temos 1 período de absorção.

Logo em 18 horas, fazendo a divisão por 6. Temos  \frac{18}{6}  = 3 períodos de absorção. Como foi dito na questão que cada período de absorção remove metade do medicamento restante temos que cada período de absorção multiplica  \frac{1}{2}  a mais.

 \frac{1}{2}  *  \frac{1}{2}  *  \frac{1}{2}  = \frac{1}{8}

Multiplicando esse valor pelos 200 mg tomados encontramos:

 \frac{1}{8}  * 200 = 25 mg

Com todas as informações que colhemos resolvendo o problema anterior podemos separar 2 informações:

⇒Os períodos de absorção são uma potencia com razão  \frac{t}{6}  .

⇒Os períodos de absorção sempre são  \frac{1}{2}

Com essas duas informações montamos facilmente uma equação em razão de t.

PA(t) = Remédio tomado *   (\frac{1}{2})^{\frac{t}{6}}

Respondido por gabriellymelo78
2

Resposta:

Imediatamente após as primeiras seis horas, ainda restará a ser absorvido pelo organismo, 100mg do  medicamento, imediatamente após as doze primeiras horas, 50mg, e imediatamente após as dezoito  primeiras horas, 25mg, que é a resposta para a primeira pergunta do problema. Para a segunda pergunta,  temos que a solução pode ser dada pela função exponencial f (t) = 200.2−t / 6.

Perguntas interessantes