A brincadeira deve permear a Educação Infantil, mas, infelizmente muitos pais/responsáveis e profissionais acreditam que brincar é perda de tempo, ou seja, não é trabalho. Assim, propõem um aprendizado rígido, mecânico e sem significado às crianças. A partir disso, leia as alternativas e assinale a que expõe corretamente a postura do profissional que leciona na Educação Infantil.
Soluções para a tarefa
Alternativas.
O profissional da Educação Infantil deve manter sua sala organizada, com jogos e brinquedos plastificados dentro do armário para dificultar a manipulação das crianças. Ele sabe a hora e o dia da criança brincar.
O profissional da Educação Infantil deve oportunizar o brincar, pois só assim a criança vai, aos poucos, compreendendo o mundo e encontrando respostas para as situações vivenciadas e imaginadas por ela, bem como vai aprendendo a lidar com seus sentimentos, medos, angústias e frustações, superando, assim, as dificuldades do seu dia a dia.
É postura do profissional da Educação Infantil deixar alguns minutos reservado no final da manhã ou da tarde para brincadeiras recreativas. Afinal, basta alguns minutinhos para a criança relaxar e gastar energia.
É papel do docente que atua na Educação Infantil fragmentar o tempo que a criança se encontra na escola, ou seja, no período da manhã (a criança que fica tempo integral) estuda e no período da tarde só brinca.
Letra b.
É papel do educador estimular as crianças em relação às atividades lúdicas, pois serão capazes de desenvolver aspectos cognitivos, sociais e morais.
Por conta disso, a brincadeira é tida como uma das principais ferramentas pedagógicas, ao mesmo tempo em que promover o exercício da liberdade de pensamento e criatividade, contribuindo sobretudo para o desenvolvimento da identidade e personalidade de cada um.