A brasilina é um corante encontrado no pau-brasil, sendo utilizado para tingimento de fibras. Para sua extração, a madeira, na forma de serragem, é colocada na água e fervida. Depois, as fibras são mergulhadas nesse extrato, ficando lá por 24 horas ou até atingir o tom desejado.
O uso da água como solvente deve-se, as características estruturais da brasinha, as quais apresentam na estrutura molecular grupos_______________ que tem interações intermoleculares do tipo_________ com o solvente.
a.
Polares; ligação de hidrogênio
b.
Apolares; dipolo-dipolo
c.
Apolares; ligação de hidrogênio
d.
Apolares; dipolo induzido
e.
Polares; dipolo induzido
Anexos:
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Resposta:
a. Polares; ligação de hidrogênio
A água é muito polar. Sabendo que semelhante dissolve semelhante, concluímos então que a brasilina é polar. E vendo a molécula percebemos que ela tem átomos de Oxigênio espalhados, esse átomo tem muita eletronegatividade pra formar a ligação de hidrogênio, que é o tipo de ligação mais polar que existe.
Explicação:
Respondido por
0
Resposta:
A brasilina é um corante encontrado no pau-brasil, sendo utilizado para tingimento de fibras. Para sua extração, a madeira, na forma de serragem, é colocada na água e fervida. Depois, as fibras são mergulhadas nesse extrato, ficando lá por 24 horas ou até atingir o tom desejado. fenol.
Perguntas interessantes