A bom de sódio (Na+) e potássio (K+) e um tipo de transporte ativo. Explique como ela funciona e qual o seu propósito.
Soluções para a tarefa
A bomba de sódio e potássio é constituída por uma membrana glicoprotéica, na qual as proteínas presentes são responsáveis pelo transporte dos íons Na+ e K+.
O processo ocorre devido às diferenças de concentrações dos íons sódio e potássio dentro e fora da célula.
A bomba de sódio e potássio está diretamente relacionada com a transmissão de impulsos nervosos e contração muscular;
Em condições normais, a concentração de Na+ é mais baixa dentro da célula do que no ambiente extracelular; enquanto a concentração de K+ é mais alta dentro da célula do que no ambiente extracelular.
O Na+ entra na célula e o K+ sai da célula, naturalmente, por difusão. No entanto, para realizar seu metabolismo, a celula precisa manter as diferenças de concentração entre os dois íons, que é efetuada através das proteínas presentes na membrana, que contém sítios específicos para ligação dos íons Na+ e K+.
A célula também gasta ATP no processo, caracterizando-se por isso, em transporte ativo.
A cada vez que a bomba é acionada, 3Na+ se ligam aos seus sítios específicos na proteína; o ATP também liga-se à proteína e perde um radical fosfato, transformando-se em ADP, provocando alteração na conformação da proteína, que libera ions Na+. Ao mesmo tempo, 2K+ ligam-se à proteína em seus sítios específicos (lembre-se do esquema chave/fechadura); o fosfato é liberado e a proteína retoma sua conformação original, liberando K+ dentro da célula.
Espero ter ajudado.