A BNCC propõe cinco unidades temáticas: Números, Álgebra, Geometria, Grandezas e Medidas e Probabilidade e Estatística, que estão correlatas e orientam os
objetos de conhecimentos e as habilidades a serem desenvolvidas ao longo do Ensino Fundamental.
A abordagem de cada uma delas avança ano a ano de escolarização.
Leia atentamente as habilidades seguintes quanto à veracidade das Unidades Temáticas – V para VERDADEIRO, ou F para FALSO:
I. Números – Comparar e ordenar números naturais (até a ordem de centenas) pela compreensão de características do sistema de numeração decimal (valor posicional
e função do zero).
II. Geometria – Reconhecer, nomear e comparar figuras geométricas espaciais (cubo, bloco retangular, pirâmide, cone, cilindro e esfera), relacionando-as com objetos do
mundo físico.
III. Geometria – Comparar, visualmente ou por superposição, áreas de faces de objetos, de figuras planas ou de desenhos.
IV. Probabilidade e Estatística – Classificar resultados de eventos cotidianos aleatórios como “pouco prováveis”, “muito prováveis”, “improváveis” e “impossíveis”.
As assertivas I, II, III e IV são, RESPECTIVAMENTE:
a. V, V, F, V.
b. F, F, V, V.
c. F, V, F, F.
d. F, V, F, V.
e. V, V, F, F.
Soluções para a tarefa
Resposta:
V,V,F,V
Explicação:
Acabei de responder e acertei.
Sim, a sequência correta está em: V,V,F,V.
A proposta no que tange o estudo da matemática deve privilegiar o aluno não apenas em seus resultados, mas no desenvolver das questões, ou seja, o conceito aritmético deve ser apresentado utilizando o cotidiano como referência, sendo esse método, parte do processo inclusivo de educação, que visa desenvolver as potencialidades do educando, o privilegiando e corrigindo as possíveis falhas.
Vale notar que atualmente, os padrões tradicionais do ensino foram modificados e hoje, apesar do espaço escolar ser o mesmo do passado, a forma como a didática é apresentada e esse local é organizado, é consequência de uma série de desconstruções ao longo do tempo.