A BNCC estava prevista desde 1988, chegando de fato à consolidação em 2017, quando foi apresentada a sua versão final, após cuidadoso estudo e formulação. Qual alternativa mais se adapta ao tipo de aprendizagem que a BNCC propõe?
a) Aprendizagem voltada exclusivamente ao mercado de trabalho.
b) Aprendizagem de conteúdos desvinculados de significado e contexto.
c) Aprendizagem vinculada à sociedade e exclusiva da sua região e cultura.
d) Aprendizagem significativa, contemplando sua região e o todo nacional.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Aprendizagem significativa, contemplando sua região e o todo nacional.
Explicação passo a passo:
Ao apresentar a BNCC em abril de 2017, uma das pesquisadoras, Maria Helena Guimarães, ex-secretária executiva do Ministério da Educação, no intuito de resumir a necessidade de mudança de paradigma com relação à aprendizagem em face ao novo século, afirmou que "As competências do século XXI dizem respeito a formar cidadãos mais críticos, com capacidade de aprender a aprender, de resolver problemas, de ter autonomia para a tomada de decisões, cidadãos que sejam capazes de trabalhar em equipe, respeitar o outro, o pluralismo de ideias, que tenham a capacidade de argumentar e defender seu ponto de vista. [...] A sociedade contemporânea impõe um novo olhar a questões centrais da educação, em especial: o que aprender, para que aprender, como ensinar e como avaliar o aprendizado” (apud ABREU, 2021, on-line).
Assim, pode-se concluir que a BNCC pressupõe uma aprendizagem significativa que relaciona os conhecimentos mínimos exigidos em todo o território nacional aliados a saberes regionais.
Aprendizagem significativa, contemplando sua região e o todo nacional