A bioética surgiu para atender às questões éticas para as quais, no estado atual do conhecimento, não existe resposta satisfatória. Com relação a essa nova ciência, assinale a alternativa correta.
A)
A ética é um campo de atuação e reflexão em interface com as várias áreas da saúde e do direito que tratam das questões ligadas à vida e à morte.
B)
O feto é uma pessoa? A partir de quando? Qual a nossa atitude diante do aborto. Quando a vida termina? O ser humano em desenvolvimento é humano desde o momento da concepção? Esses são exemplos de questões tratadas pela ética, mas não pela bioética.
C)
A bioética propõe como princípios básicos a justiça, a autonomia, a beneficência, ou seja, fazer o bem, não causar dano, e a não maleficência.
D)
A bioética surgiu no meio de pesquisas, nos laboratórios, com os cientistas se questionando sobre a ética envolvida em determinados procedimentos científicos de diversos campos do conhecimento, tais como direito, medicina, religião, filosofia, antropologia, teologia, psicologia, entre outros.
E)
Ética e bioética são conceitos sinônimos.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Hipotese D.
Explicação:
Bioética (grego: bios, vida + ethos, relativo à ética) é o estudo transdisciplinar entre Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Filosofia (Ética), e Direito (Biodireito) que investiga as condições necessárias para uma administração responsável da Vida Humana, animal e ambiental. Considera, portanto, questões onde não existe consenso moral como a fertilização in vitro, o aborto, a clonagem, a eutanásia, os transgênicos e as pesquisas com células tronco, bem como a responsabilidade moral de cientistas em suas pesquisas e aplicações na área da saúde.
Resposta:
A ética é um campo de atuação e reflexão em interface com as várias áreas da saúde e do direito que tratam das questões ligadas à vida e à morte.
Explicação:
A Bioética possibilita debates e reflexões envolvendo o início e o fim da vida humana, partindo da inviolabilidade da vida e refletindo sobre a necessidade de que essa vida seja digna.