A Bioética surgiu na década de 1970, quando um pesquisador americano, preocupado com o rumo dos avanços científicos, como a Biotecnologia, propôs um novo ramo dentro da Ciência, a Bioética, que significa a Ética da vida. A Bioética deve ter como princípio que ninguém é detentor de todos os saberes.
Um ser humano pode ser capaz de tomar decisões que podem por em risco sua vida. Um médico, que tem a função de salvar pessoas, também pode cometer erros e causar males irreversíveis à pacientes, ou até causar a morte!
Sabe-se que precisamos ter limites para determinadas ações humanas e respeitar o profissional. Sendo assim a bioética segue alguns princípios.
Analise as afirmativas abaixo:
I- Beneficência/ não maleficência: significa fazer o bem/evitar o mal. O Profissional da Saúde deve considerar que o paciente é um ser único, individual, que tem particularidades, crença, pensamentos, desejos e expectativas.
II- Liberdade de decisão” sobre sua vida: O profissional deve considerar a autonomia do ser humano, garantida pela Declaração Universal dos Direitos Humanos, e o Código de Defesa do Consumidor, que garante a proteção às pessoas que buscam Serviços de Saúde.
III- Justiça ou igualdade de tratamento: para o Estado, todo cidadão tem os mesmos direitos, respeitando a imparcialidade do direto de cada um.
É correto o que se afirma em:
A)
Todas as afirmativas estão corretas.
B)
Somente a I está incorreta.
C)
Somente a II está corretas.
D)
Somente a III está correta.
E)
Todas estão incorretas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
27
E) todas estão corretas
Respondido por
1
Tendo em vista os princípios da bioética, podemos afirmar que todas as alternativas estão corretas. Portanto, deve-se assinalar a opção E).
Princípios da Bioética
A Bioética tem 4 princípios que devem ser analisados e pensados para solucionar dilemas éticos da sociedade contemporânea, seja sobre atendimento médico ou tratamentos, sendo eles:
- Autonomia: O profissional deve considerar que todo o ser humano possui autonomia, sendo garantida por legislações universais, como a Declaração Universal dos Direitos Humanos.
- Justiça: A partir de uma visão das instituições governamentais, todos os indivíduos possuem os mesmos direitos, sempre respeitando a imparcialidade do direito individual.
- Não maleficência: A ação não causará, ou evitará, causar mal ao indivíduo.
- Beneficência: A ação deve possuir como objetivo promover algum bem-estar no paciente.
Saiba mais sobre bioética em: brainly.com.br/tarefa/10732197
#SPJ2
Anexos:
Perguntas interessantes