A Bioética é um instrumento que guia os profissionais da saúde nas reflexões cotidianas de seu trabalho. Alguns testes com informações do perfil genético dos trabalhadores passaram a ser incluídos nos processos seletivos, buscando identificar uso de drogas ilícitas, álcool, HIV, até mesmo a predisposição a algumas doenças, nível de resistência a agentes tóxicos, sensibilidade a certas exposições.
A preocupação com os aspectos éticos na assistência à saúde não está restrita à normatização das legislações ou aos códigos de ética profissional. O uso da ciência e de exames podem ter caráter de beneficência, porém com finalidade discriminatória.
PORQUE
Os testes de perfil genético em nada ferem a Bioética, numa contratação de novos funcionários, deve fazer parte do processo seletivo e também dos exames periódicos do trabalhador.
Analisando as duas asserções acima, conclui-se que: Escolha uma:
a. As asserções I e II são proposições falsas.
b. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
c. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
d. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I. e. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
A confiança nos profissionais da saúde com certeza nasce desses dois princípios: a Privacidade e a Confidencialidade. A garantia da confidencialidade e da privacidade são garantias legais previstas no Código Penal Brasileiro e no Código de ética profissional. É um dever dos profissionais e das instituições que estejam ligadas à saúde das pessoas.
I. A Confidencialidade e a Privacidade dependem da base de confiança que deve nortear a relação profissional-paciente.
II. O enfermeiro ou qualquer outro profissional da saúde nunca poderão divulgar os dados contidos num prontuário.
III. A Confidencialidade e o respeito à Privacidade constituem preceitos morais tradicionais das profissões de saúde.
IV. O dever de sigilo é, ainda hoje, um dos compromissos éticos mais desrespeitados no dia a dia das unidades hospitalares e sanitárias.
V. O sigilo é simultaneamente direito do paciente e dever do profissional.
Escolha uma:
a. II e IV
b. I e II
c. II, III e V
d. I, III, IV e V
e. I, II, III e IV
I. A utilização de marcadores genéticos na área trabalhista tem grande potencial para uso não ético ao segregar indivíduos e buscar informações pessoais não relacionadas ao trabalho.
II. Utilizar marcadores genéticos para identificar doenças ou predisposição a elas serve apenas para indicar o melhor tratamento e a melhor posição que o candidato deve ocupar.
O direito ao trabalho é considerado um dos direitos fundamentais da pessoa. Quanto ao conceito válido sobre capacidade laboral, adotado pela Medicina Ocupacional, destaca-se a importância de avaliar as qualidades do trabalhador e sua capacidade de exercer a função para a qual foi contratado, ou que esteja concorrendo a uma vaga. Abre-se, portanto, um leque de possibilidades de respeito ou desrespeito às capacidades individuais, à sua individualidade e uso de seus dados.
Considere as afirmações abaixo e assinale a alternativa que indique as verdadeiras e as falsas:
I. A utilização de marcadores genéticos na área trabalhista tem grande potencial para uso não ético ao segregar indivíduos e buscar informações pessoais não relacionadas ao trabalho.
II. Utilizar marcadores genéticos para identificar doenças ou predisposição a elas serve apenas para indicar o melhor tratamento e a melhor posição que o candidato deve ocupar.
III. As revelações de informações sigilosas apenas se justificam quando há: risco de vida individual, risco de agravo a terceiros ou benefício social, efeito maior sobre os possíveis danos que o sigilo pode causar.
IV. Os testes genéticos possuem capacidade real de identificar uma doença que futuramente irá se expressar independente do estilo de vida.
V. As doenças de notificação compulsória, quando ocorrem no ambiente de trabalho, devem ser comunicadas ao dono da empresa e ele terá 15 dias para comunicar à autoridade sanitária local.
Escolha uma:
a. F; F; F; F; F
b. F; V; F; V; V
c. V; F; V; F; F
d. F; F; V; F; F
e. V; V; V; V; V
Soluções para a tarefa
2- I, III, IV e V Correto
3- V; F; V; F; F Correto
Olá!
1) A bioética guia os profissionais da saúde nas reflexões cotidianas de seu trabalho. Alguns testes com informações do perfil genético dos trabalhadores passaram a ser incluídos nos processos seletivos na identificação de drogas e algumas patologias.
Sendo assim, a resposta correta é a alternativa b.
2) A Confidencialidade e a Privacidade dependem da base de confiança que deve nortear a relação profissional-paciente.
A Confidencialidade e o respeito à Privacidade constituem preceitos morais tradicionais das profissões de saúde.
O dever de sigilo é, ainda hoje, um dos compromissos éticos mais desrespeitados no dia a dia das unidades hospitalares e sanitárias.
O sigilo é simultaneamente direito do paciente e dever do profissional.
Sendo assim, a resposta correta é a alternativa d.
3) A utilização de marcadores genéticos na área trabalhista tem grande potencial para uso não ético ao segregar indivíduos e buscar informações pessoais não relacionadas ao trabalho.
As revelações de informações sigilosas apenas se justificam quando há: risco de vida individual, risco de agravo a terceiros ou benefício social, efeito maior sobre os possíveis danos que o sigilo pode causar.
Sendo assim, a resposta correta é a alternativa c.
Espero ter ajudado, bons estudos!