A Bíblia é um livro moralmente correto?
Soluções para a tarefa
Resposta:
cada um tem sua opinião sobre isso
Explicação:
...
Primeiramente vamos situar os termos ética e moral.
Observe-se a origem das palavras. "Ética" vem do grego "ethos", e significa hábito.
"Moral" vem do latim "mores" e significa "hábito, costumes".
Ou seja, do ponto de vista puramente filológico não haveria motivo para se distinguir as duas expressões (a não ser, é claro, que se faça estudos filológicos muito precisos e se estude a diferença entre o significado de "ethos" para gregos e "morus" para os latinos). Fato é que mesmo no mundo filosófico existe um certo caos terminológico neste respeito. Especialmente na tradição teológica: o que os protestantes chamam de ética, os católicos chamam de moral.
Em geral, procura-se seguir a seguinte distinção: enquanto a moral é uma ciência descritiva, normativa e de caráter obrigatório, descrevendo como os seres humanos de uma determinada cultura de fato agem e regulam o seu comportamento, a ética é teórica, ligada a princípios formando um conjunto de valores que orienta o comportamento humano buscando encontrar esses valores humanos, clarificá-los e integrá-los num sistema coerente de princípios a ser usado pelo homem nas suas escolhas e ações.
Tendo isso como base elas são diferenciadas de várias maneiras:
Ética é princípio, Moral são aspectos de condutas específicas;
Ética é permanente, Moral é temporal;
Ética é universal, Moral é cultural;
Ética é regra, Moral é conduta da regra;
Ética é teoria, Moral é prática.
Então, Não, devido á ter sido escrito há milênios o texto da Bíblia, não é moralmente correto, segundo a cultura, prática e moral de nossos dias.