A Bíblia é o livro religioso por excelência do judaísmo, nesta tradição ela é chamada de Tanach. Como são organizados os livros da Bíblia judaica e qual a sua diferença em relação à Bíblia cristã?
Soluções para a tarefa
Resposta:
A Bíblia é um livro importante para os judeus e para os cristãos. A Bíblia do judaísmo não é idêntica à Bíblia do cristianismo, embora as duas compartilhem parte dos textos. Os livros da Bíblia foram escritos ao longo de séculos e por muitos autores diferentes.
Pentateuco, profetas e escritos menores.
O Tanach é um compilado de livros judaicos os quais se dividem em 3 categorias:
Torah (תורה)
Torah em hebraico quer dizer lei, e se refere aos cinco primeiros livros onde estão contidos aspectos gerais legais e as 613 ordenanças da lei judaica.
Profetas (נביאים)
Em hebraico nevi'im, são os registros proféticos maiores, como Isaías, Ezequiel e outros.
Escritos (כתובים)
Em hebraico ketuvim, são os escritos e registros que não são nem dos profetas e nem de aspectos da lei, como o livro de Jó.
A diferença é que os cristãos dividem o livro em Velho Testamento (o Tanach) e em Novo Testamento (com os evangelhos e os escritos apostólicos).
Veja a diferença da Bíblia Cristã:
Evangelhos
São os textos atribuídos a Mateus, Marcos, Lucas e João. Dividem-se em sinóticos (Mateus, Marcos e Lucas) e não-sinóticos (João). Neles há o relato do nascimento, morte e ressurreição de Jesus.
Escritos Apostólicos
São os textos atribuídos aos seguidores de Jesus após sua história, como Pedro, Tiago João e Paulo, que compõem recomendações e orientações as comunidades cristãs da época.