ENEM, perguntado por milenahaikawa2647, 1 ano atrás

A beleza que abstraio da contemplação do objeto não advém do fato de ser o objeto real mente belo. Essa beleza está também na ordem de um sentimento de caráter subjetivo. Kant faz a ressalva de que o sujeito não pode denominar qualquer objeto como sendo belo se o mesmo for aprazível somente a ele. Assim, a formação ideal do juízo de gosto somente se concretiza se o prazer que sinto ao contemplar qualquer objeto não diz respeito unicamente a mim, mas também a qualquer sujeito que julgue livremente, tendo as mesmas condições que outrem. SANTOS. R. £. Sobre o lugar do juízo ds gosto r.c estética kontiancL Revista Existência e Arte. ano III. n. III. 2C0S. De acordo com o texto, a relação estabelecida entre beleza e gosto entende o juízo estético como O a) embasamento de uma crítica racional. O b) afirmação de um conceito universal. O c) difusão de uma expressão autoral. O d) expressão de uma percepção coletiva. O e) apresentação de um entendimento permanente.

Soluções para a tarefa

Respondido por winederrn
0
Olá!

Vamos direto para a resolução da questão, sem enrolação.

De acordo com as ideias de Kant, o juízo de gosto é aquele que não pode ser universalizado (subjetivo), isto é, válido para todas as pessoas. Neste sentido, cada pessoa possui um gosto, que é caracterizado como uma valoração.

Podemos perceber a relação entre beleza e gosto é dada por meio das análises individuais de cada ser humano (da coletividade). Nesta direção, cada indivíduo fala o que acha feio ou bonito, do que gosta ou do que não gosta.

Diante do exposto, a alternativa correta é:

"d) expressão de uma percepção coletiva".


Espero ter contribuído.

Perguntas interessantes