A Base Nacional Comum Curricular prevê que, para os anos iniciais do Ensino Fundamental, o currículo não pode se ater somente às "quatro operações" e aos seus algoritmos. Além disso, é necessário acrescentar às capacidades do aluno:
a) as habilidades de ler e interpretar gráficos, além do uso de computadores domésticos.
b) as habilidades de manipular expressões aritméticas e usar a calculadora.
c) a habilidade de resolver problemas de interpretação e de modelagem de dados
d) as habilidades de efetuar cálculos mentalmente, fazer estimativas, usar calculadora e, ainda, decidir quando é apropriado usar um ou outro procedimento de cálculo
e) as habilidades de fazer estimativas, ler e interpretar gráficos.
Justifique sua resposta:
Soluções para a tarefa
Resposta:
d)
as habilidades de efetuar cálculos mentalmente, fazer estimativas, usar calculadora e, ainda, decidir quando é apropriado usar um ou outro procedimento de cálculo.
Explicação:
Resposta:
d) as habilidades de efetuar cálculos mentalmente, fazer estimativas, usar calculadora e, ainda, decidir quando é apropriado usar um ou outro procedimento de cálculo.
Explicação:
RESPOSTA CORRETA
Nas fases da Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental, as habilidades matemáticas que os alunos devem desenvolver não podem ficar restritas à aprendizagem dos algoritmos das chamadas “quatro operações”, apesar de sua importância. No que diz respeito ao cálculo, é necessário acrescentar a realização dos algoritmos das operações, as habilidades de efetuar cálculos mentalmente, fazer estimativas, usar calculadora e, ainda, decidir quando é apropriado usar um ou outro procedimento de cálculo.
O uso de computadores domésticos não é uma proposta curricular da BNCC, e a habilidade de manipular expressões matemáticas também não é um objetivo. A modelagem de problemas, apesar de muito importante, não se enquadra como proposta base da BNCC. Por fim, o uso de estatística e a leitura de gráficos devem ser introduzidos nos anos iniciais do Ensino Fundamental, mas não são parte complementar do estudo das “quatro operações”.