A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) trata do letramento, do multiletramento, da diversidade cultural e da cultural digital como elementos integrantes da formação dos indivíduos no Ensino Fundamental e Médio. As práticas do Ensino Médio devem ser uma continuação do trabalho desenvolvido no Ensino Fundamental. Esse documento delimita esses conceitos e indica algumas sugestões de práticas para a sala de aula. Você é professor de Língua Portuguesa nas séries finais do Ensino Fundamental. A equipe de professores da sua escola está em etapa de planejamento anual e você é o responsável por apresentar as duas competências da BNCC que tratam da tecnologia como ferramenta do desenvolvimento pedagógico e habilidades. Redija um texto abordando as competências que tratam desse tema e indique uma proposta de trabalho para as séries finais do Ensino Fundamental que evidencie essas competências
Soluções para a tarefa
Em relação às competências da BNCC, que estão ligadas a tecnologia, é possível destacar duas em especial, sendo que as mesmas correspondem a utilização de linguagens diferenciadas e a compreensão e utilização da tecnologia digital de forma crítica, significativa e reflexiva.
Atividades e BNCC
Entre as atividades que podem ser desenvolvidas e que vão ao encontro das competências destacadas estão:
- uso da gamificação para o desenvolvimento de língua inglesa, sendo que muitos games conseguem auxiliar os alunos a desenvolverem a compreensão do idioma;
- os alunos devem ser levados a realizar trabalhos que promovam a produção de vídeos;
- através de aplicativos variados é possível trabalhar com produção de textos e também com a parte gramatical da língua.
Quer saber mais sobre atividades para desenvolver as habilidades digitais da BNCC?
https://brainly.com.br/tarefa/34020733.
https://brainly.com.br/tarefa/46868210
#SPJ1
Resposta:
De acordo com a BNCC, são apresentadas dez competências gerais para a Educação Básica, que estão interrelacionadas e que se complementam. Essas dez competências embasam, no âmbito pedagógico, os direitos de aprendizagem e desenvolvimento dos sujeitos. Duas delas estão direcionadas para a tecnologia como ferramenta de desenvolvimento. São as competências 4 e 5, que apresentam o seguinte:
Competência 4: Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.
Competência 5: Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.
As propostas em sala de aula devem dar conta dessas competências. No caso da tecnologia, diferentes estratégias podem ser utilizadas nas práticas de sala de aula. Por exemplo, o professor pode trabalhar no 8.º e/ou no 9.º ano com vidding.
O trabalho com vidding pressupõe a prática de leitura digital, ou seja, é permitir a presença de novas linguagens na sala de aula. Vidding é uma criação artística de vídeos musicados que utilizam filmes e séries em que cenas e personagens recebem ênfase. O objetivo pode ser de crítica ou de exaltação de alguma cena especial. Depois de produzidos, os materiais são distribuídos em variadas mídias digitais, sendo o YouTube uma das redes mais populares para divulgação dessas criações.
Portanto, o professor pode trabalhar com essas produções e depois solicitar que os alunos produzam viddings caso seja possível.
Explicação: