A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) integra a política nacional de Educação Básica que está ancorada na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394/1996. Sabendo que a educação brasileira tem como propósito a formação humana integral para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva, e que os princípios gerais que norteiam a BNCC estão em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica (DCN), quais dos princípios a seguir que compõe a Base Nacional Comum Curricular?
I – Princípios éticos: valorização da autonomia, da responsabilidade, da solidariedade e do respeito ao bem comum, ao meio ambiente e às diferentes culturas, identidades e singularidades.
II – Princípios políticos: dos direitos de cidadania, do exercício da criticidade e do respeito à ordem democrática.
III – Princípios estéticos: valorização da sensibilidade, da criatividade, da ludicidade e da diversidade de manifestações artísticas e culturais.
Assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. As afirmativas I, II e III. Correto
b. Apenas as afirmativas I e III.
c. Apenas a afirmativa I.
d. Apenas as afirmativas I e II.
e. Apenas a afirmativa III.
Soluções para a tarefa
A resposta correta encontra-se na letra a. As afirmativas I, II e III.
Nesse sentido, observa-se que a Base Nacional Curricular Comum (BNCC) procura dialogar com outros documentos importantes na educação brasieira, os quais apresentados no comando da questão.
Desta forma, verifica-se que a BNCC compreende a integração de todos os princípios que respaldam a cidadania do individuo em construção, sejam estéticos, políticos ou éticos.
Espero ter ajudado em algo!
1) A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) integra a política nacional de Educação Básica que está ancorada na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394/1996. Sabendo que a educação brasileira tem como propósito a formação humana integral para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva, e que os princípios gerais que norteiam a BNCC estão em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica (DCN), quais dos princípios a seguir que compõe a Base Nacional Comum Curricular?
I - Princípios éticos: valorização da autonomia, da responsabilidade, da solidariedade e do respeito ao bem comum, ao meio ambiente e às diferentes culturas, identidades e singularidades.
II - Princípios políticos: dos direitos de cidadania, do exercício da criticidade e do respeito à ordem democrática.
III - Princípios estéticos: valorização da sensibilidade, da criatividade, da ludicidade e da diversidade de manifestações artísticas e culturais.
correta: a) As afirmativas I, II e III.
2) Segundo os artigos 32 e 35 da LDB, os resultados das aprendizagens na educação formal precisam ser apresentados e expressados como uma possibilidade de o indivíduo utilizar o conhecimento em situações que requerem aplicá-lo para tomar decisões pertinentes. A esse conhecimento mobilizado, operado e aplicado em situações-problema dá-se o nome de competência. Sendo assim, no âmbito da BNCC, essa noção de competência é utilizada:
correta: c) No sentido de mobilizar e aplicar os conhecimentos escolares, entendidos de forma ampla (conceitos, procedimentos, valores e atitudes), sendo assim, capaz de ativar e utilizar o conhecimento construído diante de um problema.
3) O debate sobre currículo e multiculturalismo tem gerado inúmeros estudos e formulações teóricas. Dentre eles está a compreensão do currículo como híbrido cultural (Macedo, 2006). De acordo com McLaren (2000), a construção de uma linguagem híbrida na educação possibilita cruzar as fronteiras culturais, identificando a pluralidade cultural, adotando discursos múltiplos e promovendo sínteses interculturais criativas. Assim, no processo de hibridização, os marcos históricos dominantes podem ser reapropriados e resignificados, traduzido em novos referenciais culturais, baseados no contato com pluralidade cultural. Um exemplo dessa hibridização pode ser encontrada no trecho da música infantil Pindorama de composição de Sandra Peres e Luiz Tatit do grupo musical Palavra Cantada. Vera Cruz, Vera Cruz
I - Vera Cruz, Vera Cruz/ Quem achou foi Portugal. Nesse trecho o compositor mostra que Portugal descobriu o Brasil, cujas terras foram chamadas Vera Cruz, demonstrando que a história oficial é a única correta.
II - Pindorama, Pindorama/ Mas os índios já estavam aqui. Nesse trecho o compositor mostra que os índios já estavam no Brasil, conhecido como Pindorama, antes da chegada dos portugueses, revelando uma nova perspectiva sobre a história do Brasil colonial.
III - Bem ali Cabral viu/ Dia 22 de abril/ Não só viu, descobriu/ Toda a terra do Brasil. Nesse trecho o compositor diz que quem descobriu o Brasil foi Pedro Álvares Cabral, confirmando assim o que os livros de história contam sobre a história do descobrimento do Brasil.
IV - Só depois, vêm vocês/ Que falavam tupi-português/ Só depois com vocês/ Nossa vida mudou de uma vez. Nesse trecho o compositor enfatiza que os portugueses não foram os primeiros a estar em terras brasileiras, possibilitando uma compreensão das mudanças que ocorreram a partir da chegada dos portugueses ao Brasil. resposta correta e) II e IV apenas.
4) Nas últimas décadas o acesso à escola pela população mais popular aumentou significativamente. Porém, muitas atitudes ainda demonstram preconceitos com relação ao acesso dos filhos das classes populares a educação
Quais afirmativas representam este preconceito?
I. São os professores mais jovens e sem experiência que vão para as escolas de periferia, por não possuírem possibilidade de escolha.
II. Os pais das classes populares ao procurar algumas escolas não encontram vagas devido a práticas segregadoras de oferta de vagas por parte de alguns gestores.
III. Práticas de conscientização e vigilância por parte do Estado e educadores contra o preconceito e injustiça na oferta de vagas as classes populares e menos desfavorecidas.
IV. Práticas abusivas e corruptas de diferenciação e recursos entre as escolas da periferia e centrais.
Assinale a alternativa correta:
d) Apenas I, II e IV.