Pedagogia, perguntado por vagnalua, 10 meses atrás

A base ética da avaliação da aprendizagem na escola

(Cipriano Luckesi)

O educador necessita de ser solidário com o educando no seu caminho de desenvolvimento; necessita de estar com ele, dando-lhe suporte para que prossiga em sua busca e em seu crescimento, na direção da autonomia, da independência, da vida adulta. O educador está junto e ao lado do educando em sua tarefa de construir-se dia a dia. A avaliação subsidia o diagnóstico do caminho e oferece ao educador recursos para reorientá-lo. Em função disso, há necessidade da solidariedade do educador como avaliador, que oferece continência ao educando para que possa fazer o seu caminho de aprender e, por isso mesmo, desenvolver-se.



Ser solidário com o educando no processo de avaliação significa acolhê-lo em sua situação específica, ou seja, como é e como está nesse momento, para, a seguir, se necessário, confrontá-lo e reorientá-lo amorosamente, para que possa construir-se a si mesmo como sujeito que é (ser), o que significa construir-se como sujeito que aprende (aquisição de conhecimentos), como sujeito que age (o fazer) e como sujeito que vive com outros (tolerância, convivência, respeito). Confrontar, aqui, não significa desqualificar ou antagonizar com o educando, mas tão somente, amorosamente, auxiliá-lo a encontrar a melhor solução para a situação que está vivendo, seja ela cognitiva, afetiva ou espiritual.



Solidarizar-se com o educando não é um ato piegas, que considera que tudo vale, mas sim um ato amoroso, ao mesmo tempo dedicado e exigente, que tem como foco de atenção a busca do melhor possível.

Quais os aspectos éticos que você identifica como importantes para ação docente, relacionados ao processo de avaliação da aprendizagem dos alunos?

Soluções para a tarefa

Respondido por henriquec1001
0

Dentre os aspectos éticos que pode-se identificar como importantes para ação docente, relacionados ao processo de avaliação da aprendizagem dos alunos, pode-se citar:

  • cobrar os alunos apenas pelo exposto em sala de aula;
  • suporte para sanar as dúvidas dos alunos;
  • fornecimento de ferramentas para construção de senso crítico.

O professor é a "ponte" que liga o conhecimento ao aluno, por isso, ele deve fornecer as ferramentas educacionais necessárias para que os alunos possam estar aptos a desenvolver as suas próprias convicções.

Perguntas interessantes