“A base de toda construção ética, cujo campo é a prática, está nesta pressuposição: a ética surge quando o outro emerge diante de nós. O outro pode ser a própria pessoa que se volta sobre si mesma, analisa a consciência, capta os apelos que nela se manifestam (ódio, compaixão, solidariedade, vontade de dominação ou de cooperação, sentido de responsabilidade), se dá conta de seus atos e das consequências que deles se derivam. O outro pode ser aquele que está à sua frente, homem ou mulher, criança, trabalhador, empresário, portador de HIV, negro etc.” (UniCesumar FSCE, Coletânea Ética e Meio Ambiente, 2017, p. 13)
A partir do exposto, a afirmação em destaque, “a ética surge quando o outro emerge diante de nós”, significa que
I. a falta de ética pode ser resultado da indiferença com relação ao outro, visto que é a consciência da presença deste que consiste na condição básica para a prática de ações éticas.
II. quando o outro se coloca contra os princípios morais de determinado indivíduo, não há por parte deste qualquer responsabilidade ou obrigatoriedade ética com relação àquele.
III. não se pode afirmar que determinada pessoa seja ética até que a vejamos na interação com o outro em situações que exigem postura, atitude ou comportamento ético.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I, apenas.
Alternativa 2:
II, apenas.
Alternativa 3:
III, apenas.
Alternativa 4:
I e III, apenas.
Alternativa 5:
II e III, apenas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
Acredito ser a III apenas
Perguntas interessantes
Inglês,
9 meses atrás
Português,
9 meses atrás
Ed. Física,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Química,
1 ano atrás
Química,
1 ano atrás