A Balança comersial favorável
Soluções para a tarefa
Balança comercial é um termo econômico que representa as importações e exportações de bens entre os países. Dizemos que a balança comercial de um determinado país está favorável quando ele exporta mais do que importa. Do contrário dizemos que a balança comercial é negativa ou desfavorável. Isso acarreta vantagens para o país, pois atrai moeda estrangeira, gera emprego e renda.
Exportação e importação
Chamamos de exportação a venda de produtos nacionais para outros países. E a importação é a entrada desses bens advindos de outros países.
Considerações da balança comercial
A balança comercial pode ser representada de três maneiras:
Superávit: ocorre quando o número de exportações é maior do que as importações no país, é o saldo positivo da balança comercial, ou seja há mais entrada de dinheiro do que saída;
Déficit: é quando as importações do país superam as exportações, é o saldo negativo da balança comercial, ou seja o país gasta mais do que vende durante um período;
Equilíbrio comercial: acontece quando o número de exportações e importações são semelhante em números.
Para saber o saldo da balança comercial deve-se subtrair o valor das importações do valor das exportações. Se o valor for positivo então o saldo é favorável e se for negativo é desfavorável.
A resposta da divisão entre o total de exportações e importações aponta o índice da taxa de cobertura do país, ou seja o percentual do valor das exportações paga as importações. Ela é importante para classificar o estágio de independência ou dependência comercial de cada país.
Principais fatores que determinam o saldo da balança comercial
• Nível de renda da economia: é quando o país tem condições de produzir e entregar esses bens de consumo ao mercado;
• Nível de renda do resto do mundo: ocorre quando o mundo vivencia bom momento econômico e em decorrência disso as importações vão crescer e o país que vende os produtos também;
• Taxa de câmbio: acontece quando a moeda local vale mais ou equivale à moeda estrangeira, dessa forma os produtos importados são barateados no mercado internacional.
• Os termos de troca: referem a quantidade de taxas que o país impõe aos produtos tornando menos atrativos.
Produtos mais exportados no Brasil
• O minério: é responsável por 17,3% das exportações;
• Combustíveis: em especial o petróleo bruto corresponde a 12,1% das exportações;
• Soja e seus derivados: representam 9,4% das exportações;
• Pecuária: corresponde a 6% das exportações, é uma atividade importantíssima.
47% dos produtos exportados são básicos e matérias-primas e 36% são produtos manufaturados. Os maiores compradores do Brasil são a Ásia, com 30%, a União Europeia, com 20,7% e a América Latina e Caribe com 22%. Entre os países a China é a maior compradora consumindo 17,1% de tudo o que produzimos. Os Estados Unidos ficam em segundo lugar consumindo 10% da nossa produção, e a Argentina em terceiro lugar, consumidora de 8,9% da exportação brasileira.
Balança comercial brasileira
Todas as informações sobre a balança comercial da economia no Brasil são publicadas pelo Ministério da Indústria e pelo Comércio Exterior e Serviços (MDIC), semanalmente e mensalmente. Podem ser consultadas também as mesmas informações sobre estado e município.
O país exporta mais produtos do que importa, então a balança comercial se mantém em superávit e por ser um país subdesenvolvido costuma exportar produtos primários que são resultado da agricultura, da pecuária e do extrativismo.
O desenvolvimento econômico e o PIB
Tudo que é produzido ou comercializado em um país é chamado de produto interno bruto (PIB), e pode ser fragmentado em: consumo das famílias, investimentos privados, gastos do governo e saldo das transações com o exterior.
Um exemplo disso é quando existe melhoria do saldo da balança comercial afetando positivamente o valor das transações com o exterior, reflete oportunamente sobre a economia já que mais bens entram no país.
Quando aumenta a exportação de um país seu PIB acompanha esse desenvolvimento, e quando as exportações passam por declínio ocorre também a queda do PIB.
Espero Ter Lhe Ajudado, Bons Estudos, Haa Me Desculpe Se Estiver Errado!!